Nome do Curso / Conceitos (*)
Artes Visuais
CC (2018)5
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
1310
Código e-MEC
15007
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pelo Decreto nº 48.903 de 12/08/1960. Publicado no D.O.U. de 27/08/1960.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.

Contextualização

O curso de Bacharelado em Artes Visuais visa à formação integral dos estudantes para atuar no âmbito da arte e da cultura. Essa formação está pautada no pleno desenvolvimento das competências e habilidades específicas das linguagens visuais, segundo três níveis irradiadores de conhecimento: nível básico, nível de desenvolvimento e nível de aprofundamento. O nível básico compreende as disciplinas de fundamentação teórico/prática obrigatórias, que promoverão o conhecimento introdutório às artes visuais: percepção, apreciação e criação em artes, fundamentos da linguagem visual, experimentação com os materiais e técnicas próprias dos diferentes saberes, conhecimento das teorias, história e estética. Esta etapa está dividida ao longo dos três primeiros semestres. O nível de desenvolvimento está distribuído ao longo do 4º, 5º e 6º semestre, compreendendo um conjunto de disciplinas optativas, que devem ser selecionadas conforme as necessidades individuais de cada aluno. É um núcleo específico para favorecimento da autonomia do estudante na escolha de seu próprio percurso de formação dentro do que o curso oferece. O nível de aprofundamento oportuniza o desenvolvimento de uma produção artística, contemplando a totalidade do processo criativo: percurso, sistematização e significação. Nessa etapa distribuída ao longo dos dois últimos semestres, o aluno trabalha sob a orientação de um professor.

Objetivos

O curso de Artes Visuais - Bacharelado visa à formação integral de profissionais para o exercício da produção, pesquisa, crítica e mediação artístico-cultural. Essa formação integral passa, obrigatoriamente, pelo desenvolvimento das competências e habilidades específicas das linguagens visuais.
Em consonância com os objetivos gerais da Instituição para com a região e o país, o projeto pedagógico do curso reafirma o comprometimento com a realidade, oportunizando o acesso aos conhecimentos e saberes necessários para a implantação de ações transformadoras, geradoras de mudanças comportamentais e qualificadoras da sociedade. Para tanto, a efetiva integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão se impõe como princípio norteador do processo de construção do conhecimento como um todo, e especificamente em artes visuais.
Como objetivos específicos o curso pretende:
1. Fornecer uma sólida formação em artes visuais, que permita ao futuro graduado atuar no âmbito da arte e da cultura de forma sistemática e crítica;
2. Evidenciar a indissociabilidade entre produção artística e reflexão contextualizada;
3. Otimizar a estruturação modular do currículo, com vistas à formação flexível porém articulada entre as diversas áreas do conhecimento;
4. Estimular o gerenciamento individual do aluno na composição de sua grade curricular, visando sua progressiva autonomia profissional e intelectual;
5. Contemplar orientações e práticas para a condução e avaliação das atividades didáticas, que possam fornecer indicadores da trajetória do projeto pedagógico, para docentes e discentes;
6. Promover a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas que se relacionam diretamente com as artes, como os estudos da cultura, comunicação, design, sociologia, filosofia, antropologia, psicologia, entre outros;
7. Considerar o conhecimento adquirido para além dos domínios da universidade, junto aos espaços formais e informais de atuação profissional, no contato com outras unidades e outras instituições de ensino, na organização e participação em eventos próprios da área;
8. Incentivar à pesquisa em Artes Visuais, visando à qualificação técnica e conceitual compatíveis à inserção em programas de formação continuada e/ou de pós-graduação;

Perfil do Egresso

O profissional formado em artes visuais se caracteriza pela atuação junto ao circuito ampliado da arte e da cultura, desempenhando atividades como produtor nas áreas compatíveis com as especificidades de sua formação (pintura, gravura, escultura, desenho, cerâmica, fotografia e outros), como pesquisador em poéticas visuais, como idealizador, gestor e promotor de eventos e espaços culturais (institucionais e/ou informais), como desenvolvedor e divulgador das manifestações artísticas e culturais da sociedade.

Competências e habilidades

O aluno do Bacharelado em Artes Visuais do Centro  de Artes deve estar aberto e disposto ao aprendizado, compreendendo que o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos necessários a vida e a prática profissional exigem uma postura autônoma, voltada para além dos conhecimentos proporcionados pela universidade. Cabe ao aluno a motivação para buscar e mapear os diversos espaços de aprendizado a partir de experiências profissionais, participação em eventos e demais atividades, sejam em ambiente acadêmico, institucional e/ou espaços informais. A contrapartida da instituição de ensino é a validação desse conhecimento na trajetória de formação do estudante.
Desejamos que os estudantes tenham consciência da responsabilidade em cursar o ensino superior de forma pública e gratuita e o ônus social que este fato acarreta, em um país de desigualdades sociais. O ingresso no ensino superior, ao mesmo tempo em que representa uma oportunidade de crescimento para os que têm oportunidade de acesso, representa também uma responsabilidade. É papel dos docentes e da Instituição atentar os estudantes para este compromisso. Pede-se que o aluno assuma, de fato, a identidade de estudante de uma instituição pública e tenha uma atitude colaborativa com relação a seus colegas, professores e a sua própria vida acadêmica. Isso se traduz em cooperar para a conservação das estruturas e para um ambiente saudável de ensino-aprendizagem.
Com relação ao aprendizado das práticas profissionais, o estudante de artes visuais precisa, obrigatoriamente, conhecer e saber empregar desde as ferramentas tradicionais da área até àquelas provenientes do avanço tecnológico. O futuro profissional precisa desenvolver um conjunto de habilidades próprias da área, que articuladas lhe conferem as competências necessárias para elaborar propostas originais, criativas e eficazes.
Com relação às habilidades próprias a todo estudante de ensino superior, incentivamos os estudantes ao contato amplo e irrestrito tanto aos campos específicos das artes visuais como em suas interdisciplinaridades e em contrapartida esperamos incentivar o interesse e a aplicação no desenvolvimento das atividades propostas. O aluno deve, por exemplo, ser capaz de ler e desenvolver um pensar crítico, no sentido amplo, a partir dos textos, vídeos, sons e imagens que são utilizados nos componentes curriculares. Mesmo entendendo essa competência como algo processual e paulatino, o curso não se furtará em desafiar os estudantes a ultrapassarem seus limites no contato com os conhecimentos. Se propõe como espaço plenamente aberto e terreno fértil ao desenvolvimento das competências e habilidades.

Organização Curricular

http://ca.ufpel.edu.br/artes/bacharelado/curriculo.html

Procedimentos e metodologias de ensino

O Curso de Bacharelado em Artes Visuais, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais da área de artes e tendo em vista a formação integral do profissional que atuará com arte, contempla no desenho da grade curricular três dimensões: I. Formação específica; II Formação Livre; III. Atividades complementares, perfazendo um total de 2407 horas.
I Formação específica: Pertencem ao núcleo de formação específica os componentes curriculares que são obrigatórios e indispensáveis ao conhecimento das artes visuais: fundamentos da linguagem visual, desenho, pintura, escultura, cerâmica, fotografia, vídeo, computação gráfica, teoria e estética das artes, filosofia, história da arte e da cultura. Este núcleo de formação ainda é dividido em três níveis: nível básico (do primeiro ao terceiro semestre), nível de desenvolvimento (do quarto ao sexto semestre) e n[ível de aprofundamento (compreende o sétimo e oitavo semestres). No total o aluno deverá cumprir no mínimo 2380 horas/aula.
II Formação Livre: A formação livre busca incorporar práticas autonomas e independentes necessárias à realização das pesquisas artísticas individuais, dentro dos espaços condizentes com a atividade, assim como para a efetivação das propostas práticas e interdisciplinares projetadas pelos diferentes ateliês, ao longo do 4º, 5º e 6º semestres curriculares (mínimo de 204 horas).
III Formação Complementar: Já as Atividades complementares compreendem as componentes e os saberes complementares necessários para uma formação qualificada do futuro profissional. São consideradas a participação do aluno nas atividades de ensino, extensão e pesquisa, promovidas pela UFPel e demais instituições em nível local, regional, nacional e  ou internacional que incluem a participação em eventos de natureza artística e/ou cient[ifica, tais como: exposições de arte, palestras, oficinas e cursos, mediações, curadoria, monitoria, iniciação científica, assim como as experiências profissionais, premiações, distinções e demais atividades pertinentes ao campo das artes visuais (mínimo de 220 horas).
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O sistema de avaliação do Curso segue as orientações das normas gerais de rendimento escolar, definidas no REGIMENTO GERAL DA UFPEL, citado no CAPÍTULO V - DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO (do Art. 183 ao art. 188), da resolução do COCEPE 04/95 e do REGULAMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFPEL, conforme resolução 14/2010. De acordo com o referido Regulamento:
CAPÍTULO VI DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO   
Seção I Da Avaliação da Aprendizagem 
Art. 65. Para fins de registro do aproveitamento acadêmico do discente no histórico escolar, serão considerados o desempenho acadêmico obtido e a freqüência em cada atividade curricular.  
Art. 66. O desempenho acadêmico obtido será resultante do conjunto de procedimentos de avaliação, respeitado o disposto no projeto pedagógico do curso.      
§ 1º. Os procedimentos, os instrumentos e os critérios de análise para aferição do desempenho de avaliação das atividades curriculares serão propostos pelo docente e referendados no plano de trabalho aprovado pelo Colegiado de Curso.  
§ 2º. O controle de freqüência é atribuição do docente responsável pela atividade curricular, com o acompanhamento da Unidade Acadêmica.
§ 3º. A aprovação na atividade curricular se dará quando o acadêmico obtiver, no conjunto das avaliações, desempenho satisfatório segundo o disposto no projeto pedagógico do curso.  
Art. 67. Para fins de avaliação da aprendizagem caberá ao docente:
I - apresentar à sua turma, no início do período letivo, os instrumentos, os critérios e os conceitos de avaliação da aprendizagem, conforme o plano de ensino;
II - discutir os resultados de cada avaliação parcial com a turma, garantindo que esse procedimento se dê antes do próximo processo avaliativo;
III - fazer o registro eletrônico do desempenho acadêmico obtido, de acordo com as orientações da Diretoria de Registros Acadêmicos, em conformidade com os prazos estipulados no calendário acadêmico.
Parágrafo único – Para efeito do inciso III, a validade do registro eletrônico se dará a partir do recebimento do respectivo relatório, pela Diretoria de Registros Acadêmicos, devidamente assinado pelo(s) seu(s) responsável(s).   
Seção II Da Segunda Chamada  
Art. 68. O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.    
Seção III Da Revisão de Desempenho Acadêmico  
Art. 69. A revisão de desempenho acadêmico deverá ser solicitada por meio de requerimento formalizado pelo discente junto ao colegiado do respectivo curso.      
Art. 70. O processo de revisão de desempenho acadêmico deverá ser analisado por uma comissão composta por 03 (três) docentes, instaurada pela Unidade Acadêmica, incluindo o docente responsável pela referida atividade curricular, sendo facultada ao acadêmico a sua participação. Parágrafo único - A comissão procederá à revisão da avaliação e emitirá parecer no prazo de até 05 (cinco) dias úteis após o ato de sua instauração.
 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000090ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS II05000076 - ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS IObrigatória460
05000679FILOSOFIA DA ARTE E DA CULTURAObrigatória230
05000017FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL II05000015 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IObrigatória460
05000070FUNDAMENTOS DO DESENHO II05000066 - FUNDAMENTOS DO DESENHO IObrigatória460
05000670ICONOLOGIA DA ARTE IObrigatória230
05000018PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL05000015 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000067DESENHO DA FIGURA HUMANA05000066 - FUNDAMENTOS DO DESENHO IObrigatória460
05000674ICONOLOGIA DA ARTE II05000670 - ICONOLOGIA DA ARTE IObrigatória230
05000021INTRODUÇÃO À ESCULTURA05000018 - PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONALObrigatória460
05000020INTRODUÇÃO À GRAVURA05000017 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IIObrigatória460
05000022INTRODUÇÃO À PINTURA05000017 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IIObrigatória460
05000117PRODUÇÃO TEXTUAL EM ARTES20000268 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOObrigatória230

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000077INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIAObrigatória460
05000089SEMIÓTICAObrigatória230

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000043ANÁLISE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICAObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001854METODOLOGIAS DA PESQUISA EM ARTESObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000130PRÁTICA PROFISSIONAL IMínimo de 2040 hrasObrigatória230
05001855TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de 2040 hrasObrigatória12180

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000131PRÁTICA PROFISSIONAL II05000130 - PRÁTICA PROFISSIONAL IObrigatória230
05001856TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIMínimo de 2040 hrasObrigatória12180

66

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000078ATELIÊ LIVRE IObrigatória460
05000098ATELIÊ LIVRE IIObrigatória460
05000133ATELIÊ LIVRE IIIObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001857ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar210

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000612ARTE CONTEMPORÂNEA05000609 - HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA IOptativa230
05000127ATELIÊ DE ARTE PROPOSITIVAOptativa460
05000083ATELIÊ DE ARTES DO VÍDEOOptativa460
05000125ATELIÊ DE ARTE TÊXTIL IOptativa460
05000126ATELIÊ DE ARTE TÊXTIL II05000125 - ATELIÊ DE ARTE TÊXTIL IOptativa460
05000081ATELIÊ DE CERÂMICA I05000018 - PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONALOptativa460
05000095ATELIÊ DE CERÂMICA II05000081 - ATELIÊ DE CERÂMICA IOptativa460
05000120ATELIÊ DE CERÂMICA III05000095 - ATELIÊ DE CERÂMICA IIOptativa460
05000092ATELIÊ DE DESENHO I05000067 - DESENHO DA FIGURA HUMANAOptativa460
05000100ATELIÊ DE DESENHO II05000092 - ATELIÊ DE DESENHO IOptativa460
05000122ATELIÊ DE DESENHO III05000100 - ATELIÊ DE DESENHO IIOptativa460
05000080ATELIÊ DE ESCULTURA I05000021 - INTRODUÇÃO À ESCULTURAOptativa460
05000102ATELIÊ DE ESCULTURA II05000080 - ATELIÊ DE ESCULTURA IOptativa460
05000119ATELIÊ DE ESCULTURA III05000102 - ATELIÊ DE ESCULTURA IIOptativa460
05000082ATELIÊ DE GRAVURA I05000020 - INTRODUÇÃO À GRAVURAOptativa460
05000096ATELIÊ DE GRAVURA II05000082 - ATELIÊ DE GRAVURA IOptativa460
05000121ATELIÊ DE GRAVURA III05000096 - ATELIÊ DE GRAVURA IIOptativa460
05000124ATELIÊ DE PERFORMANCEOptativa460
05000079ATELIÊ DE PINTURA I05000022 - INTRODUÇÃO À PINTURAOptativa460
05000101ATELIÊ DE PINTURA II05000079 - ATELIÊ DE PINTURA IOptativa460
05000118ATELIÊ DE PINTURA III05000082 - ATELIÊ DE GRAVURA IOptativa460
05000034CINEMAOptativa460
05000029CINEMA E ARTES VISUAIS05000034 - CINEMAOptativa230
05000614CULTURA BRASILEIRAOptativa230
05000617FILOSOFIA DA ARTE IIOptativa230
05000618FILOSOFIA DA ARTE IIIOptativa230
05000675FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃOOptativa230
05000609HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA IOptativa230
05000611HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA IIOptativa230
05000620HISTÓRIA DA ARTE IOptativa230
05000621HISTÓRIA DA ARTE IIOptativa230
05000623HISTÓRIA DA ARTE IIIOptativa230
05000624HISTÓRIA DA ARTE IVOptativa460
05000026HISTÓRIA EM QUADRINHOSOptativa460
05000123INSTALAÇÃO E SITE SPECIFICOptativa460
05000042JOGOS E BRINQUEDOS05000018 - PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONALOptativa460
05000093LABORATÓRIO DE ARTE E DESIGN Optativa460
05000099LABORATÓRIO DE ARTE E TECNOLOGIA I05000093 - LABORATÓRIO DE ARTE E DESIGN Optativa460
05000094LABORATÓRIO EM FOTOGRAFIA I05000077 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIAOptativa460
05000106LABORATÓRIO EM FOTOGRAFIA II05000094 - LABORATÓRIO EM FOTOGRAFIA IOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
05000028PRINCÍPIOS PRESERV.BENS ART.E CULTURAIS05000091 - ATELIÊ DE MATERIAIS EXPRESSIVOSOptativa460
05000708PRODUÇÃO CULTURALOptativa460
05000709REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL IOptativa460
05000710REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL II05000709 - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL IOptativa460
05000128SEMINÁRIO DE TÓPICOS ESPECIAISOptativa460
05000024SERIGRAFIA I05000020 - INTRODUÇÃO À GRAVURAOptativa460
05000025SERIGRAFIA II05000024 - SERIGRAFIA IOptativa460
05000616TEORIA DAS IMAGENS TÉCNICAS05000017 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IIOptativa230
05000613TEORIA E CRÍTICA DA ARTEOptativa345
05000619VANGUARDAS ARTÍSTICASOptativa230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001158ARTE E GÊNEROOptativa460
05001159SEMINÁRIO DE TÓPICOS ESPECIAIS IIOptativa460
05001160SEMINÁRIO DE TÓPICOS ESPECIAIS IIIOptativa460

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 977 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000091 - ATELIÊ DE MATERIAIS EXPRESSIVOSProfessor responsável pela turma: CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1250
05000091 - ATELIÊ DE MATERIAIS EXPRESSIVOSProfessor responsável pela turma: RICARDO PERUFO MELLO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2251
05000076 - ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS IProfessor responsável pela turma: MARTHA GOMES DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1250
05000076 - ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS IProfessor responsável pela turma: MARTHA GOMES DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2251
05000015 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IProfessor responsável pela turma: EDUARDA AZEVEDO GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3250
05000015 - FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL IProfessor responsável pela turma: EDUARDA AZEVEDO GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M4251
05000066 - FUNDAMENTOS DO DESENHO IProfessor responsável pela turma: ALICE JEAN MONSELL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3251
05000678 - INTRODUÇÃO À ARTE CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: RODRIGO MONTERO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1501
05000678 - INTRODUÇÃO À ARTE CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: RODRIGO MONTERO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T2500
05000075 - INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAISProfessor responsável pela turma: ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1501
05000075 - INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAIS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T2500
20000268 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1251
20000268 - TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T2250
05000608 - TEORIAS DA ARTEProfessor responsável pela turma: RODRIGO MONTERO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1500
05000608 - TEORIAS DA ARTEProfessor responsável pela turma: RODRIGO MONTERO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T2501

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000067 - DESENHO DA FIGURA HUMANAProfessor responsável pela turma: ALICE PORTO DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M3200
05000067 - DESENHO DA FIGURA HUMANAProfessor responsável pela turma: ALICE PORTO DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M5200
05000067 - DESENHO DA FIGURA HUMANAProfessor responsável pela turma: NADIA DA CRUZ SENNA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M6200
05000067 - DESENHO DA FIGURA HUMANAProfessor responsável pela turma: NADIA DA CRUZ SENNA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
16:00 - 16:50
M7100
05000674 - ICONOLOGIA DA ARTE IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE LEAL BONILHA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T2300
05000674 - ICONOLOGIA DA ARTE IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE LEAL BONILHA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T3300
05000021 - INTRODUÇÃO À ESCULTURAProfessor responsável pela turma: DANIEL ALBERNAZ ACOSTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000021 - INTRODUÇÃO À ESCULTURAProfessor responsável pela turma: MARTHA GOMES DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2150
05000020 - INTRODUÇÃO À GRAVURAProfessor responsável pela turma: KELLY WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000020 - INTRODUÇÃO À GRAVURAProfessor responsável pela turma: KELLY WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2150
05000022 - INTRODUÇÃO À PINTURAProfessor responsável pela turma: CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000022 - INTRODUÇÃO À PINTURAProfessor responsável pela turma: RICARDO PERUFO MELLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2150
05000117 - PRODUÇÃO TEXTUAL EM ARTESProfessor responsável pela turma: RENATA AZEVEDO REQUIAO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1250

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000077 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIAProfessor responsável pela turma: JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000077 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIAProfessor responsável pela turma: JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2150
05000089 - SEMIÓTICAProfessor responsável pela turma: LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T2200
05000089 - SEMIÓTICAProfessor responsável pela turma: LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T3200

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001855 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: ANGELA RAFFIN POHLMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1150

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000131 - PRÁTICA PROFISSIONAL IIProfessor responsável pela turma: KELLY WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1500
05001856 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: ANGELA RAFFIN POHLMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100

66

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000098 - ATELIÊ LIVRE IIProfessor responsável pela turma: EDUARDA AZEVEDO GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1150
05000098 - ATELIÊ LIVRE IIProfessor responsável pela turma: CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P2150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000100 - ATELIÊ DE DESENHO IIProfessor responsável pela turma: ALICE JEAN MONSELL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M1150
05000102 - ATELIÊ DE ESCULTURA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL ALBERNAZ ACOSTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000096 - ATELIÊ DE GRAVURA IIProfessor Regente: KELLY WENDT
Professor responsável pela turma: ANGELA RAFFIN POHLMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000101 - ATELIÊ DE PINTURA IIProfessor responsável pela turma: RICARDO PERUFO MELLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000614 - CULTURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1250
05000623 - HISTÓRIA DA ARTE IIIProfessor responsável pela turma: RODRIGO MONTERO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1250
05000123 - INSTALAÇÃO E SITE SPECIFICProfessor responsável pela turma: DANIEL ALBERNAZ ACOSTA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000042 - JOGOS E BRINQUEDOSProfessor responsável pela turma: CHRIS DE AZEVEDO RAMIL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1160
05000106 - LABORATÓRIO EM FOTOGRAFIA IIProfessor responsável pela turma: JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1150
05000024 - SERIGRAFIA IProfessor responsável pela turma: KELLY WENDT
Professor Regente: JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150
05000619 - VANGUARDAS ARTÍSTICASProfessor responsável pela turma: NEIVA MARIA FONSECA BOHNS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001158 - ARTE E GÊNEROProfessor responsável pela turma: NADIA DA CRUZ SENNA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1200

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
JOAO VICTOR OLIVEIRA SODRE20241

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALEXANDRE LETTNIN19931996
AROLE VITORIA FABRICA GALARRAGA19921996
GABRIELA LEIRIA DOS SANTOS19941996
LISA ANTUNES DIAS19931996
MAGDA DOS SANTOS NUNES19881996
MARCELO DA SILVA CALHEIROS19931996
MARCIA REJANE COSTA DA SILVA19921996
MARTHA GOMES DE FREITAS19931996
JANAINA MEDEIROS DUTRA19931997
KELLY DE OLIVEIRA XAVIER19951997
LUIS CLAUDIO FERRAZ DA SILVEIRA19921997
MARIA DA GRACA OLIVEIRA DOS SANTOS19931997
MICHELE CORREA CARDOSO19931997
ROSANE MARIA RODRIGUES FERREIRA19841997
TERESA MABEL JOAO FERREIRA19931997
ACEVESMORENO FLORES PIEGAZ19931998
ADRIANA DOS SANTOS MAGALHAES19951998
CARLA SCHWAB BERTINETI19951998
EVERMONDO JOSE GUIMARAES19951998
HELENE GOMES SACCO19951998
IVAN FERRER MAIA19951998
JACIARA SOARES FARIAS19951998
JANETE BORGES DUTRA19931998
JONES VASCONCELOS DE ALMEIDA19951998
LELIA CAETANO MARTINS BORGES19951998
LUZIA COSTA RODEGHIERO19951998
PAULO ROBERTO BRUM DE FREITAS19951998
ROSANA DOS SANTOS NUNES19931998
BEATRIZ HOFFMANN19891999
LIRANE RAMOS BETEMPS19961999
VERA MARIA BORGES BAILAS19941999
VIVIANI KLUG POTOLOWSKY19951999
ZULEICA DILLMANN DE CARVALHO19911999
CASSIUS ANDRÉ PRIETTO SOUZA19972000
CRISTIANE GEHLING RAMOS19972000
CRISTINA SANDER19962000
DANIELI DE OLIVEIRA VILELA19942000
DANIELLE COSTA DA COSTA19972000
GABRIELA CANIELAS GONÇALVES19972000
GILBERTO VOLOSKI ISQUIERDO19902000
LISA ANTUNES DIAS19982000
MAGDA DOS SANTOS NUNES19982000
MARIA ALICE KAPPEL CASTILHO19942000
MARIA CATARINA DIEGUEZ FERREIRA19902000
RAQUEL ANDRADE FERREIRA19892000
REGINA TIANE CAVALCANTI RODRIGUES19952000
ROSANGELA MENEZES CASAGRANDE19972000
ALINE FAUSTINO BARBOSA LEITE19982001
ANADEGE BRAGA MATTOS19962001
ANDRE MACEDO LISBOA19982001
BIANCA SILVEIRA DE ARAUJO19972001
DANIELA SIMOES LOPES19902001
DANIELE BORGES BEZERRA19982001
DAVI FREDERICO DO AMARAL DENARDI19982001
FABRINE DENISE HINTZ19982001
LETÍCIA SILVA FREITAS19982001
LUZIA FERLAUTO LESAMA19932001
MARCELO BEHLING ALDRIGHI19982001
MARCIO ANDRA BADIA DA SILVA19992001
MARIA CRISTINA COSTA CRUZ19982001
MARIA DE FATIMA REZENDE RUSSO19932001
MARISA INES AGUIAR DE MENDONCA19912001
MARTA ELIZA GUDER19982001
NILSON EDEGAR ANTUNES DA SILVA19982001
RENATA OLIVEIRA PINTO19982001
ADRIANA DA SILVEIRA MIRAPALHETE19982002
CARMEM REGINA GRANDE GAMINO19992002
Cilene Estol Cardoso19982002
CLARICE REGO MAGALHAES19942002
DANIELA VELLEDA BRISOLARA20012002
EVERSON DA SILVA MASCARENHAS19992002
ILANA PERES AZEVEDO19982002
JAIRO BORGES DOS SANTOS19992002
KELLY WENDT19992002
MARILZA REGINA COUTINHO FAES19992002
REJANE PINTO KUTTER19972002
RELEM MACHADO BATISTA19992002
ROSELAINE SANT' ANNA19992002
ANA RITA SHAFRANSKI DE OLIVEIRA19962003
EDSON ELIZEU ESCHEVANI TAKEHISA20002003
FRANCINE SILVEIRA TAVARES20002003
LIZANDRA NUNES PEREIRA20002003
MARA REGINA SOARES GONÇALVES19992003
VIVIAN HERZOG20002003
CAMILA SCHEFFER HEIN19992004
CAROLINA CORREA ROCHEFORT20012004
CECÍLIA FONSECA DUTRA20012004
FABRÍCIO SILVA GOMES20002004
JENIFER DE OLIVEIRA SALGUEIRO DE MOURA20012004
KARINE DE FREITAS PAIXÃO20012004
LAYANE ABDEL KARIM KHALED20012004
LUIZA HELENA CHAGAS VIEIRA20012004
MARCIA RAQUEL PEREIRA PAULUS20012004
ROBERTA BENEVIT20002004
SABRINA WULFF BETEMPS GUIDO20012004
ANGELA MARINA MACALOSSI20022005
CLAITON FURTADO DE AVILA20022005
CLARISSA HERNANDES PEREIRA20022005
EDILAINE DUTRA DA SILVA20022005
ELIZABETH OLIVEIRA MEDEIROS20032005
HUGO LEONARDO MEDEIROS APPARIZ20012005
JENNIFER MOOR WAGNER20002005
LAUREN ROBE DA SILVEIRA20012005
LETÍCIA COSTA GOMES20052005
LIZIANE NOLASCO FONSECA20022005
LORENA MARIN NARDELLO20022005
MARIA APARECIDA DE FAVERI19992005
MARLUCE CORREA FISS20022005
MAURO COELHO LINDEMANN20012005
RENATA MACHADO WALTZER20022005
RITA DE CÁSSIA TAKEDA DA COSTA19992005
ROGER FRAGA COUTINHO20022005
RUTE DOS SANTOS GRILLO20022005
Sandro Silva de Andrade20002005
ANA CLARA HOLZ20032006
Ana Elen Bichler Kath20022006
ARLÉZIA DAS NEVES SCHNEID20012006
DANIELA VERGARA RIBEIRO20032006
FABIANE BEHLING LUCKOW20012006
GABRIELA FONSECA PEREIRA20032006
JOSE DAGOBERTO SOARES ARAUJO20022006
LUCILENE GODINHO DA ROSA20032006
MARCIANE SCHERDIEN20032006
SAMUEL CUNHA DO SACRAMENTO20032006
STELA CASTILHO TERRA20032006
TATIANE SCHVANTS KUHN20032006
ADRIAN NÖRNBERG DOS SANTOS20042007
ALINE CANIELAS MARTINS20042007
BRUNO DE OLIVEIRA BARBOZA20042007
CARINA WACHHOLZ NEVES20042007
CRISTIANE DA SILVA LEITE20042007
DANIELE CALDERIPE LOECK20032007
GEOVANI ALDRIGHI GONÇALVES20042007
GILSANE DA PORCIÚNCULA MACIEL20032007
ILMA VELAINE DIOGO LIMA20042007
ISABEL MARIA REGIS DO AMARAL20012007
ISRAEL LIMA HERRERA20052007
LUIZ INACIO SCHMIDT COSTA20042007
MARINA VALERIO GUEDES20042007
MÁRIO SÉRGIO PIZARRO SCHUSTER20042007
MICHELE ORTIZ SANCHOTENE20042007
PAULINE FERREIRA TREICHA20032007
RENATA CORRÊA JOB20042007
SIMONE BLANCO PETRUCCI20042007
TATIANE ROSA SILVA20032007
ALICE PORTO DOS SANTOS20032008
ANA MARIA DA SILVA BATISTA20052008
CAMILA LIMA BARRETO20032008
CARINE JARDIM DE CASTRO20052008
CRISTINA BARBOSA NOGUEZ20052008
CRISTINA HELENA HOLZ RAMM20032008
DAIANA DELLAGOSTIN20052008
GUSTAVO RAMOS ZIMMER20042008
HERMES GOMES DOS SANTOS JÚNIOR20002008
INA ELOISA GRABIN20032008
RAFAEL MACEDO DO ESPIRITO SANTO20052008
RENATA GARCIA TUBINO20052008
ROBERTA IRIZAGA PEREIRA DACHERY20052008
THIELE CAVADA CALDAS20042008
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA20062009
CAROLINE CARPENA20052009
ESTELA DA SILVA MOREIRA20062009
FERNANDO BRANDAO SCHWAB20052009
Luisa dos Santos Nunes Branco20062009
MARGARETH BECKMANN20052009
MARGIE OTT PORTO20062009
MICHELE LARROZA ALSINA20062009
PATRÍCIA DE OLIVEIRA MOITINHO20062009
RENATA CUNHA TEIXEIRA20002009
RICARDO DE PELLEGRIN20062009
SABRINA OZORIO HÄRTER20052009
THAÍS NUNES AMARANTE20062009
ADELINE MATIAS DUARTE20072010
ALESSANDRA BONOW BÖSEL20042010
ALINE RAQUEL HECK20072010
BIANCA DORNELLES20062010
CARLA VIVIANE THIEL LAUTENSCHLÄGER20072010
CLARISSA DE ALMEIDA FAGUNDES20022010
CRISTIANE ZANETI VERGARA20072010
EDI BEHLING20072010
ETIENE COSTA DA ROSA20072010
FELIPPE CASTRO GARCIA20052010
HELENA DE FÁTIMA TAVARES BADIA20062010
KAREN THIELE CAMPOS20072010
LETÍCIA MARIA VOLPATO PRADO20062010
LIDIANE GOMES SOUSA20072010
MARIZA FERNANDA VARGAS DE SOUZA20072010
NATÁLIA CARDOSO HAX20072010
PALOMA CHAGAS DE LEON20082010
THIAGO ROSINHA REIS20062010
VINICIUS ALBERNAZ SOARES20072010
ADRIANE SCHRAGE WÄCHTER20092011
ALESSANDRA GURGEL PONTES20092011
ANA PAULA AZEVEDO BARBOSA20092011
ÂNGELA MONSAM RODEGHIERO20082011
CRISTIANE HARTWIG20082011
DANIELE MORAES DA SILVA20072011
FRANCINE COSTA AMARAL20052011
GIORDANO ALVES COSTA20082011
JORDANA DA SILVA CORRÊA20082011
LUANA DE MESQUITA ALT20072011
MARA BEATRIZ ROMEU PINTO20082011
MARIA LUCY ADAMOLI GRUPPELLI20072011
MARIANA RODRIGUES CHIARELLI20072011
NATÁLIA GIUSTI RADTKE20082011
SUÉLEN SALVADOR MENDONÇA20092011
TATIANA MARTINS ALDRIGHI20082011
ADRIANI FERREIRA DE ARAUJO20092012
ANDRÉ BARBACHAN SILVA20082012
CÁSSIO BACCHIERI DUARTE CAVALHEIRO20082012
GRAZIELE ROSA GOMES20082012
ISABEL CRISTINA PIRES DOS SANTOS20102012
MARIA GORETTI BOTELHO IRAZOQUI20102012
MARIANA COUTINHO FAES20092012
MARTA HELENA GONÇALO DE CASTRO IRIBARREM20092012
PAULO ROBERTO COSTA CRUZ JÚNIOR20082012
RITA DE CASSIA MEDEIROS RICKES20092012
ROGÉRIO FRANCK DA SILVEIRA20062012
ADALBERTO GEOVANI NUNES CORRÊA20092013
ALEXANDRA KERN ASSUMPCAO20102013
ALINE AÑAÑA SCHEVCZUK20102013
Camila Leite Lima20092013
DIEGO GERARD DA SILVA20092013
ERIKA GONÇALVES ROMANIUK20082013
GIANI DIRCE SACCO SILVA20092013
JÉSSICA BATISTA20102013
JULIANA TAVARES CHARNAUD20072013
LUCIÉTY TAVARES DA SILVEIRA20112013
MANOEL FRANCISCO TAVARES DOS SANTOS20102013
REJANE BRAYER PEREIRA20052013
SIMONE KERSTNER NIEMCZEWSKI20092013
YURI MORRONI20102013
ANA PAULA DA SILVA MAICH20132014
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER20102014
ARTHUR RUIZ PATROCLO20102014
BRUNA DE BRITTO DA SILVA20112014
CRISTIANO ARAUJO DE ABREU20102014
DANIEL RODRIGUES MOURA20102014
GIOVANNI FONSECA BOSICA20102014
LUCÉLIA GONÇALVES DA SILVA20112014
MARA REGINA DA SILVA NUNES20102014
MARTA DAS NEVES GARCIA DUTRA20112014
Nauita Martins Meireles20122014
PRISCILA RESENDE BRAGA20102014
ROSSANA VIÉGAS DAMÉ20102014
SÍLVIA VARGAS VASCONCELOS DE ESCOBAR LEITZKE20102014
THIAGO MATHEUS COSTA GUEDES20122014
TIAGO PAIVA DE OLIVEIRA20092014
BRUNA DUARTE MARQUES20122015
ELOIR ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA20082015
FLÁVIO MICHELAZZO AMORIM JÚNIOR20122015
HYGOR GONÇALVES DE SOUZA20122015
IZABEL CRISTINA DA SILVA NEITZEL20112015
JERÔNIMO DOS SANTOS GOULART20112015
LEANDRO SILVEIRA RODRIGUES20102015
LUCAS MELO DE AGUIAR20122015
RODRIGO DORTA MARQUES20112015
THIAGO FERREIRA DE ARAUJO20102015
ELAINE TEREZINHA RODRIGUES DIAS20112016
FERNANDO VILLAR MUSWIECK20112016
LETÍCIA ANGELO DE VARGAS20112016
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL20122016
MATHEUS SARAÇOL FOLHA20132016
RAQUEL SARUBBI TRINDADE20122016
RITA DE CACIA DOS ANJOS ILHA20132016
ROSÂNGELA FRANZ HINTERHOLZ20132016
SÔNIA TERESINHA GRANDE GAMINO20112016
CAMILA SOARES BAZZANELLA20102017
CAUÊ VICENTE PINHEIRO20122017
DIEGO DOS SANTOS SOARES20122017
ISAAC ARRAIAS GONÇALVES20132017
MAURÍCIO LEAL PONS20122017
RAFAEL EVANGELISTA DE SOUSA20122017
VANICE SILVA ACOSTA20122017
AMORA JULIA CUNHA BUENO20152018
ANA JÚLIA VILELA DO CARMO20152018
ANDRESSA JANDT HÖNKE20152018
ANDRESSA SCHVANTS CENTENO20152018
ANDREZZA BAYER GOMES20132018
BEATRIZ HELENA VICTORIA BARBOSA20152018
BRUNA LOPES SILVA20142018
BRUNO PERES FIGUEIRÔA20152018
CAROLINE BRASIL ALBRECHT20142018
DIEGO DA SILVA RIBEIRO20132018
ÉRICO NORONHA FERREIRA MENDES DE OLIVEIRA20132018
FLAVIO RENATO LEAL DA COSTA20152018
GISELE TEIXEIRA SPERB20152018
HELCIO SILVA OLIVEIRA20122018
INGRID MORAES BASTOS20132018
JAMES SCHWANTZ DUARTE20132018
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA20122018
Joana Schneider20152018
JOÃO ALBERTO SIQUEIRA E SILVA20122018
KARINA GALLO20152018
LAURA ELISA FERNANDES BARBOSA20182018
MAJUI MENDES TAVARES20152018
MARIA ALICE SANT'ANNA DA ROSA20082018
MIRNA XAVIER GONÇALVES20142018
PATRICIA KHALIL20132018
PEDRO DE FREITAS PEREIRA PAIVA20152018
RAFAELA INÁCIO JAQUES20152018
THIAGO LIGABUE PINTO20112018
VITOR PAVAN20132018
AIRTON CARPINTER MOREIRA20102019
ANDRÉ ACOSTA CHIESA20162019
ANDY HELLEN MARQUES REAL20152019
BRUNO BAIRON SCHUCH20142019
CAMILA HEIDRICH GOULART20132019
CARLA IVONNE ESPÓSITO BOADA20142019
CAROLINA FOGACA TENOTTI20152019
EDUARDA LENZI LOPES20162019
ELIANE REGINA NEUMANN LEIVAS LAGO20132019
FERNANDA CALDEIRA CIOFFI20162019
GABRIEL CARDOSO AMARAL20152019
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA20152019
HENRIQUE TORRES DE SOUZA20152019
JEFFERSON LEMOS DIAS20132019
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA20162019
JÚLIA PETIZ PORTO20152019
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO20162019
LUANA BUGS BANDEIRA20152019
MAÍRA PEREIRA MAKIYAMA20142019
MARIA DAS GRAÇAS MOTA GULARTE20142019
MARIANA FARIA DE MEDEIROS LEMOS20142019
MARIANE SIMÕES20152019
MAURÍCIO RAFAEL BRISOLARA CRUZ20142019
PATRÍCIA ANDRÉ DOS SANTOS20162019
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA20142019
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA20152019
RENATO UVEDA MARTINS20132019
TALES MACEDO VARGAS20152019
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES20142020
EDUARDA GONÇALVES SCHUSTER20152020
GABRIELI DOS SANTOS DA SILVEIRA20172020
ISADORA NUÑEZ DE MATTOS20142020
JAIME UGOSKI BAZILI20152020
LIGIA BARDOU BENTO20142020
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES20152020
MARA REJANE DE AVILA SANTOS20142020
RENAN SOARES20162020
THIAGO RIBEIRO BRUM20162020
VICENTE FANTINI DE LIMA20162020
DANIEL YUTA HIGA20162021
DIEGO ANDREOLI BOTEFUR20172021
ELOIZA SILVA DA SILVA20182021
GABRIELA DA COSTA GOMES20162021
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES20162021
GUILHERME TOLEDO FUENTES20172021
IGOR VINICIUS SOARES ALMEIDA20172021
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA20162021
LORENA FREITAS MOREYRA20162021
LUCAS ROSSINI FERRARELLI20172021
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO20162021
MARCELO AMARAL DA LUZ20162021
MARINA JUSTO PEREIRA20182021
MARIO HENRIQUE CODECO20172021
MILENA MEIRELLES SERINOLLI20182021
NATHALIE DE JESUS CARVALHO20162021
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO20162021
ROGGER DA SILVA BANDEIRA20162021
ROSA MARIA DA SILVA FONSECA20152021
STELA SOARES KUBIAKI20172021
STEPHANIE MENDES DE FREITAS20182021
VINÍCIUS FOUCHY MORAES20112021
AMANDA CARNEIRO MACHADO20182022
ANA MARIA FUENTES PEREIRA20192022
ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS20182022
DHEIVISON ARAUJO DA SILVA20192022
EDUARDO TOLEDO SILVA20182022
GERSON MANZKE MENA20212022
LETÍCIA BECK FONSECA20212022
LORRÁYNE DE MENEZES DA SILVA20192022
MARIA DA GRAÇA MENDES JACOBSEN20132022
MARIANA PACHECO MAZZETTI20142022
NATHALIA DE OLIVEIRA VASCONCELLOS20172022
WESLEY BARBOZA PEREIRA20182022

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 28/03/2024 22:55:14 (consulta levou 0.533710s)