Nome do Curso / Conceitos (*)
Dança
CC (2019)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
5320
Código e-MEC
122286
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/17112111216
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1552 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 21/11/2013. Publicada na Seção 1, página 31 do D.O.U. de 22/11/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.

Contextualização

A Dança, em sua legitimação no universo acadêmico, vem se fortalecendo cada vez mais e, nesta perspectiva, cresce efetivamente a importância de seu ensino nas escolas. Sendo assim, o presente Curso de Licenciatura em Dança evidencia a sua valorização no âmbito escolar, concebendo-a quanto educação, como forma de construção cidadã, quanto capacitação e formação profissional, contribuindo para seu fortalecimento como campo específico de conhecimento.
O Curso concebe a Dança como potencialidade integralizadora do indivíduo e da sociedade, cujo foco incide sobre o preparo de educadores com capacidade de intervenção no mundo, cuja formação tem como finalidade constituir educadores comprometidos em propiciar um desenvolvimento humano integral, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea. A partir dessa concepção, a centralidade do curso é a de formar professores que sejam comprometidos com valores éticos e que considerem a educação para a sustentabilidade a fim de colaborar para uma sociedade sustentável.
A Dança é parte integrante de uma nova dinâmica social. Nisso, corpo, sujeito e educação cada vez mais se encontram articulados, legitimando a inserção desta linguagem artística no espaço escolar. A partir do foco do Curso de Licenciatura em Dança na formação de professores para o exercício da docência, se faz necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, suas especificidades: deve proporcionar as condições para a formação de um profissional envolvido com a produção do conhecimento, como também para o ensino da dança, utilizando-as como elemento de valorização da pessoa e da expressão corporal. Além das ações contínuas e prolongadas ao longo do Curso no que se refere ao ensino, tem-se a expectativa de que o acadêmico possa tomar para si com propriedade os elementos indispensáveis à pesquisa e a produção do conhecimento, em uma
articulação entre Arte e Ciência. O Curso compreende a pesquisa acadêmica como elemento transversal do currículo, concebendo-a como prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica.
Dentro de uma concepção de docência, dá ensejo à formação integral do professor capaz de construir possibilidades político-sociais de mudanças na sociedade; de contínua construção de sólidas bases de pesquisa e capacidade do permanente restabelecimento do saber em uma perspectiva que permita ter a dimensão do papel social da escola e da educação e da prevalência do domínio dos conteúdos da dança concernentes à educação básica, considerando seus aspectos didático-pedagógicos.
 

Objetivos

Geral:
Formar professores para ministrar aulas de Dança, a fim de atuar, sobretudo, na Educação Básica, além de diferentes espaços de ensino-aprendizagem. Propor a formação de educadores para o ensino de Dança, comprometidos com a pesquisa e a reflexão críticas, de modo a exercer sua práxis pedagógica baseada em princípios éticos e inclusivos do movimento humano.
Específicos:
- Possibilitar a formação de um profissional ético e reflexivo que elabore e promova experiências de ensino-aprendizagem no campo de conhecimento da dança, que busque enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e que contribua com a educação do sensível;
- Estimular o aluno a desenvolver uma consciência crítica, uma compreensão da identidade sociocultural, da historicidade e do seu papel como profissional docente na contemporaneidade;
- Trabalhar as atividades de ensino interligadas a projetos de pesquisa e extensão, de modo a:
1) contribuir para o desenvolvimento, expansão, fomento e difusão do campo de conhecimento artístico-educativo da dança;
2) ampliar a experiência e atuação do aluno e do professor para além da sala de aula;
3) desenvolver as capacidades pedagógicas e científico-investigativas dos futuros docentes;
- Promover a integração entre escola, sociedade e universidade através de projetos elaborados e realizados por alunos e professores;
- Promover, por meio de projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, o diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e demais campos do conhecimento;
- Incentivar o aluno a produzir obras artísticas e a promover a formação de público com capacidade de apreciação estética de espetáculos e de aulas de dança, sobretudo no espaço escolar;
- Promover a práxis na elaboração dos planos pedagógicos das disciplinas, de modo a contribuir com a diminuição da dicotomia teoria e prática na atuação do futuro profissional.
- Desenvolver processos de ensino-aprendizagem em uma interlocução contributiva e em acordo com as dinâmicas que compreendem o cotidiano escolar, com suas múltiplas possibilidades de trabalho educativo que fundamenta e estrutura o conjunto de saberes da profissão docente.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Dança constitui-se em um profissional apto a ministrar atividades educativas na área de Dança, no ensino do sistema formal (educação infantil, ensino fundamental e médio) e não formal, realizadas em escolas particulares ou públicas, academias, clubes, indústrias, empresas, centros comunitários, entre outros.
A formação desenhada neste Projeto Político Pedagógico tem o intuito de formar um professor que proponha ações artísticas na educação em dança, que seja mediador de experiências artístico-educacionais que contribuam com o fomento e a democratização da arte e da educação integral de homens e mulheres; que trabalhe no sentido da ampliação e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Buscamos formar um profissional que saiba trabalhar com a alteridade, com a interdisciplinaridade, com a mediação e escuta sensíveis com as questões de classe social, etnia, orientação sexual, geração e, sobretudo, com o estatuto provisório do conhecimento científico.

Competências e habilidades

Visando o perfil acima, espera-se que o futuro licenciado em Dança, ao final de seu processo de graduação esteja apto a:
 Ministrar aulas de Dança na educação infantil e no ensino fundamental e médio do ensino do sistema formal, como também no ensino não formal;
 Interferir na concepção educacional global das escolas, de modo incentivar práxis pedagógicas que visem a formação de um ser humano em suas dimensões cognitiva e sensível;
 Qualificar e aprofundar as ações de dança nas escolas através de sua atuação comprometida e transformadora, implementando o processo de democratização do acesso ao conhecimento das manifestações artísticas;
 Desenvolver atividades pedagógicas, no campo da dança, que estimulem a construção do conhecimento em artes, o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação e da capacidade criativa dos alunos;
 Desenvolver diferentes experiências na linguagem específica da dança, a partir do contexto dos alunos, respeitando o desenvolvimento corporal, psicomotor e afetivo dos alunos;
 Desenvolver atividades integradoras com outras áreas do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinariedade;
 Reconhecer e utilizar diferentes abordagens metodológicas ligadas ao ensino da dança, compreendendo a complexidade dos fenômenos artísticos e do ser humano;
 Identificar, reconhecer, analisar e avaliar as produções em dança e incentivar o seu conhecimento;
 Incentivar a produção em dança e sua problematização e contextualização nas escolas em que atuar;
 Ter condição de usar uma linguagem corporal, demonstrando ter desenvolvido, na fase de formação profissional, seu potencial criativo e
técnico, com capacidade de reflexão crítica sobre sua própria atuação/produção;
 Investir na sua própria formação como professor de dança, reconhecendo que esta deve ser continuada e permanente.

Organização Curricular

O currículo foi pensado no sentido de valorizar as relações entre ensino-pesquisa, ensino-extensão, teoria-prática e professor-artista. A proposta é que, em cada disciplina, o professor não se restrinja aos conteúdos, mas que promova um processo investigativo de modo a construir e ampliar aquele campo de conhecimento, trabalhando dentro de uma abordagem metodológica que promova o diálogo.
Do mesmo modo que a Dança já reflete a interdisciplinaridade e a intertransculturalidade, este projeto também aponta para a necessidade da interdisciplinaridade e a relação com a diferença, criada no dia-a-dia das aulas, através de pontes entre práxis e metodologias de outras artes e ciências.
Assim, as ementas das disciplinas levam em conta o papel da arte-educação nos dias de hoje, ou seja, como um espaço para a ação humana, para a sensibilidade e para a imaginação. Contemplam a importância da arte do corpo, considerada como lugar de relações, de contato do indivíduo com sua identidade e historicidade.
Nesse sentido, os elementos disciplinares são convergentes e configuram-se em uma estrutura composta de saberes múltiplos que garantem o aprofundamento do caráter inter e transdisciplinar do próprio campo. Retomam, por vários pontos de vista, levando em conta o contexto brasileiro, questões como: Por que ensinar dança? O que ensinar? Quem pode ensinar? Como ensinar dança?
Todas as atividades previstas para a obtenção do grau de Licenciado em Dança estão organizadas ao longo de oito (08) semestres letivos ou quatro (04) anos, considerado o tempo ideal de integralização do curso. O Curso é vespertino, divide-se 06 créditos por tarde com o máximo de 30 créditos semanais sendo que, para fins desta proposta, seguindo orientação da instituição, consideramos que 01 crédito equivale a 01 aula de 50min.
O currículo se organiza a partir de três núcleos:
1. Formação Específica;
2. Formação Complementar;
3. Formação Livre.

Procedimentos e metodologias de ensino

Tomando como referência o Projeto Pedagógico da UFPel, compreende-se que o delineamento metodológico representa a tentativa de, a partir de ideias e princípios definidos, caminhar em direção a uma ação, estabelecendo a trajetória a ser seguida, através de suas várias etapas.
Ao estabelecer a compreensão crítica de que o ensino superior não se constitui em um sistema isolado e independente dos demais aspectos sociais e econômicos da sociedade, alguns elementos balizadores são apresentados como procedimentos metodológicos fundamentais a serem utilizados na execução do Projeto Pedagógico do C urso de Dança:
- a orientação das ações de ensino, pesquisa e extensão do curso voltadas à formação do professor-artista-pesquisador;
- a operação com interdisciplinaridade – objetivando maior interação e correspondência do currículo com as realidades profissionais do futuro licenciado em dança;
- a implementação da transdisciplinaridade – objetivando um auxílio ao corpo discente quanto aos mecanismos adequados a um melhor desempenho acadêmico por parte dos professores do curso, através das diferentes atividades desenvolvidas;
- a flexibilização curricular – implementação de uma estrutura básica e um incremento e complementação através de múltiplas atividades de formação livre e atividades complementares, para que o aluno possa construir seu próprio caminho dentro do curso, a partir de uma ação tutorada pela C omissão de Formação Livre e Complementar;
- a otimização prática – incrementando e viabilizando um maior contato do acadêmico com a realidade artística, pedagógica e escolar em dança na cidade e região;
- a complementação educacional – viabilizando o oferecimento de atividades complementares, eventos, cursos, oficinas e residências artísticas, participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, assistência não presencial e assessoria pedagógica

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Considerando que o processo de formação deve buscar atingir os objetivos propostos pelo curso e pelas disciplinas e garantir o desenvolvimento de competências profissionais, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem dos futuros professores, favorecendo seu percurso e regulando as ações de sua formação. Não se tem por finalidade punir os que não alcançam o que se pretende, mas ajudar cada aluno a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
Dessa forma, o conhecimento dos critérios utilizados e a análise dos resultados e dos instrumentos de avaliação e de auto-avaliação são fundamentais, uma vez que favorecem a consciência dos futuros professores de dança sobre o processo de aprendizagem. Isso possibilita ao aluno conhecer e reconhecer seus próprios métodos de pensar, utilizados para aprender, desenvolvendo a capacidade de regular a própria aprendizagem.
O domínio sobre os processos de apropriação do conhecimento de cada um permite ainda, quando partilhado no âmbito do trabalho coletivo, que todo o grupo dos professores em formação possa ser beneficiado, ampliando suas possibilidades de aprendizagem, por meio do intercâmbio entre diferentes formas de aprender.
Avaliar as competências profissionais no processo de formação é uma tarefa complexa. As competências para o trabalho coletivo têm importância igual à das competências mais propriamente individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes e, portanto, avaliar também essa aprendizagem é fundamental.
É importante que, durante o curso, o aluno seja avaliado quanto à sua capacidade de argumentação teórica, por meio de:
a) expressão verbal e escrita clara;
b) desenvolvimento de argumentos lógicos e coerentes sobre a importância da dança e seu ensino.
O aluno também deverá ser avaliado, durante o curso, quanto à sua capacidade de envolver-se com as questões técnico-artísticas da dança. A
área da dança implica um “saber fazer” que tem um valor tão importante quanto à reflexão teórica. Neste sentido para avaliar a apreensão do aluno dos distintos princípios e técnicas relacionados à dança e suas especificidades na educação, é necessário levar em conta:
c) domínio técnico-artístico do movimento, quando a disciplina o exigir;
d) domínio técnico-artístico da linguagem, quando a disciplina o exigir;
d) capacidade de ser espontâneo na relação com o movimento.
e) ampliação da complexidade na construção de cenas e coreografias individuais e em grupo;
f) desenvolvimento e ampliação de suas possibilidades de movimento e criatividade em atividades práticas e jogos propostos em aula.
Em qualquer um desses casos, o que se deve avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puderem diagnosticar o uso funcional e contextualizado dos conhecimentos.
A avaliação do aluno (da aprendizagem) é também pensada como uma avaliação do professor (do ensino), coerente com uma abordagem metodológica dialógica, que busca desfazer a dicotomia ensino-aprendizagem.
No entanto, deve-se ressaltar que a avaliação já se inicia no processo de estudo e formação, pois o acompanhamento dos alunos deverá ser constante e resultar na constatação de dúvidas e conhecimentos que se desenvolvem ou apresentam em sala de aula.
Como a atuação do Licenciado em Dança é de natureza multidisciplinar, avaliar as competências profissionais no processo de formação é da mesma forma, uma tarefa diversificada. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais, existem muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível irá também se valer de outros métodos para a avaliação do aluno. Seguem, então, algumas possibilidades:
- Realização de Seminários em grupos;
- Reflexão a partir de temas pré-estabelecidos;
- Produção intelectual realizada a partir de pesquisa.
- Avaliação por meio de testes, questionários ou provas específicas;
- Análise com apresentação de parecer sobre trabalho desenvolvido em atividade em sala de aula ou em atividade extraclasse;
- mostra de composição de partituras de movimento/dança;
- apropriação psicofísica de questões técnicas de movimento/dança.
Sejam quais forem os métodos utilizados nos processos de avaliação dos alunos, eles deverão obedecer aos parâmetros de pontuação solicitados pela Universidade Federal de Pelotas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O currículo que integra o presente Projeto Pedagógico, que já é resultado de um processo avaliativo e reflexivo obtido mediante as experiências tidas com a implantação e execução do PPC anterior, redimensiona e amplia a área de pesquisa dentro do curso, inclusive com a criação de mais disciplinas específicas para o tema, com a intenção de qualificar o perfil de pesquisador do licenciando e mesmo projetar a inserção no ambiente de pós-graduação futuramente.
O percurso de pesquisa dentro do curso segue um eixo próprio iniciando com a disciplina de Técnicas de Leitura e Produção de Textos, logo no primeiro semestre, e segue com as disciplinas de Metodologia e Prática de Pesquisa I, Metodologia e Prática de Pesquisa II, Projeto em Dança, Trabalho de Conclusão de Curso I e finaliza com Trabalho de Conclusão de Curso II, no último semestre. Tais disciplinas específicas encontram-se articuladas às demais do curso, uma vez que se entende que a concepção de pesquisa é transversal e deve estar articulada com as demais dimensões epistemológicas que compõem o núcleo formativo, com ênfase especial para as concepções pedagógica e artística que orientam a formação do licenciado em dança.
Ainda neste sentido, o Curso de Dança-Licenciatura opera segundo três grandes eixos epistemológico-conceituais, entendidos aqui como Linhas de Atuação do Curso, que são: a) Formação Docente: professor-pesquisador-artista; b) Poéticas do Corpo; e, c) Processos históricos, culturais e políticos, que são também as linhas do Grupo de Pesquisa “Dança e Educação”, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, do qual fazem parte todos os docentes do curso. Estas linhas orientam a produção de conhecimento que se vinculam às disciplinas específicas de pesquisa, mas também às demais que integram a grade curricular, onde o quadro de docentes insere-se mediante sua área de atuação de ensino dentro do curso e, por consequência, também mediante sua produção de pesquisa e extensão.
A intenção de estabelecer Linhas de Atuação para o Curso de Dança-Licenciatura, além de organizar e sistematizar a produção de conhecimento realizada pelo curso, bem como orientar a condução dos trabalhos de conclusão, também é de criar uma base epistemológica que subsidie e se integre com o futuro Programa de Pós-Graduação, que pretende ser criado na área. Tais linhas serão tomadas como ponto de partida para a criação de Linhas de Pesquisa para o PPG.
Seguindo este raciocínio, cabe destacar que o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel é um curso novo na instituição, tendo formado, até o final do ano de 2013, apenas duas turmas, que resultam num total de 13 licenciados. Por ser um curso novo, o mesmo ainda encontra-se em processo de qualificação infra-estrutural, tanto no que se refere às demandas espaciais e de equipamentos, quando de recursos humanos.
Tendo, então, como referência este cenário, vale mencionar que ainda não foi criado um curso de pós-graduação específico na área de dança. Deste modo, o que tem sido feito em prol dos egressos, e mesmo atuais alunos interessados em ingressar em algum curso de pós-graduação, é um encaminhamento para os Programas de Pós-Graduação já existentes na instituição, articulados com áreas afins, tais como Educação e Artes Visuais, ou mesmo para cursos de pós-graduação em Dança que são oferecidos por outras instituições, até que seja possível realizar a integração com um PPG vocacionado para a dança, que deve ser implementado no futuro.

Acompanhamento de Egressos

Com o intuito de realizar um acompanhamento efetivo destes egressos do Curso, o Colegiado tem mantido um cadastro de dados atualizado com os contatos de todos os alunos formados, com vistas à manutenção permanente da comunicação com os mesmos, por meio de ferramentas via web.
A continuidade de vínculo dos egressos com o curso e com a instituição tem se mostrado efetiva à medida que a maioria dos alunos tem retornado à universidade para participar de atividades de extensão, palestras, cursos e outras ações, com vistas à sua formação continuada.
Entendemos que este mecanismo de acompanhamento dos egressos pode e deve ser ampliado qualificado, especialmente por considerar que o número de alunos a serem formados nos próximos anos será ainda maior e merece submeter-se a ferramentas mais complexas e de maior alcance. Outros modos de acompanhamento também devem vislumbrar o acesso dos egressos em cursos e programas de pós-graduação, assim como a inserção dos mesmos em escolas públicas e privadas, companhias de dança, organizações não-governamentais e demais campos de atuação profissional para o licenciado em dança formado pela UFPel.
Por outro lado, o Colegiado do Curso compreende também que esta tarefa de acompanhamento não deve ser apresentada de modo isolado dentro da instituição, sendo missão exclusiva do Colegiado e/ou Secretaria do Curso, mas deve compor um mapeamento mais complexo e abrangente a ser realizado pela universidade, cumprindo com um pressuposto básico do ensino superior que é o de compreender sua inserção e a inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na sociedade de um modo geral, com a intenção de refletir sobre a pertinência, o alcance, a adequação e a qualidade de sua atuação enquanto universidade, seja na formação profissional, ética, humana e cidadã a que se propõe.

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001623ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória460
17350230EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP)Obrigatória460
05001624ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA IObrigatória460
09020067FISIOLOGIA APLICADA À DANÇAObrigatória345
05001625PEDAGOGIA DA DANÇA II05001622 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória460

3º Semestre

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001630COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I05001623 - ANÁLISE DO MOVIMENTOObrigatória460
05001631CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADESObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
05001633METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTESObrigatória460
05001632PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS05001622 - PEDAGOGIA DA DANÇA IObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001634COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II05001630 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IObrigatória460
05001635DANÇA E BRASILIDADEObrigatória460
05001636ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001632 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAISObrigatória8120
05001637PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAIS05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória460
05001638PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA05001633 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTESObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001639ANÁLISE CÊNICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO PARA DANÇAObrigatória460
05001642ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001637 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAISObrigatória8120
05001640MÚSICA E MOVIMENTOObrigatória460
05001641PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA IIObrigatória575
05001643PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória460
05001644TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇAObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001646ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO05001643 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NO ENSINO MÉDIOObrigatória8120
05001645MONTAGEM CÊNICA I05001634 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA IIObrigatória460
05001647PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL05001625 - PEDAGOGIA DA DANÇA IIObrigatória460
05001648TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II05001644 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC IObrigatória8120

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001649ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL05001647 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILObrigatória8120
05001651MONTAGEM CÊNICA II05001645 - MONTAGEM CÊNICA IObrigatória8120
05001650PANORAMA PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO EM DANÇA05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA05001634 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II05001642 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL05001636 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALObrigatória460

66

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001681ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000928ANÁLISE DO MOVIMENTO II05001623 - ANÁLISE DO MOVIMENTOOptativa460
05001203APROFUNDAMENTO EM SABERES CIRCENSESOptativa460
05001186CENOTÉCNICAOptativa460
05001665CORPO, (AUTO)BIOGRAFIA E DOCÊNCIAOptativa460
05001123CORPO, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOSOptativa460
05001201CORPOS BRINCANTESOptativa460
05001664DANÇA E ENVELHECIMENTOOptativa460
05001860DANÇA, TEORIA E CONHECIMENTO IIOptativa460
05001666ESTUDOS E PRÁTICAS CARNAVALESCASOptativa460
05000993ILUMINAÇÃO CÊNICAOptativa460
05001673LABORATÓRIO DE DANÇA: BALÉ CLÁSSICO IIOptativa460
05001680LABORATÓRIO DE DANÇA: CAPOEIRA IIOptativa460
05001674LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA PARA A TELA IIOptativa460
05001678LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS CONTEMPORÂNEAS IIOptativa460
05001672LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE MATRIZES TRADICIONAIS INTERNACIONAIS IIOptativa460
05001676LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE SALÃO IIOptativa460
05001677LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS MODERNAS IIOptativa460
05001675LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS NEGRAS IIOptativa460
05001671LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS IIOptativa460
05001679LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS URBANAS IIOptativa460
05001200LABORATÓRIO DE JOGOSOptativa230
05001117PRÁTICA INTERPRETATIVA EM DANÇAOptativa460
05001202SABERES CIRCENSESOptativa460
05001667TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA IOptativa115
05001668TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA IIOptativa230
05001669TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA IIIOptativa460
05001670TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA IVOptativa690

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1053

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000795 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13018

Versão do Currículo: 1167

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000795 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13018
20000262 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T53018

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000993 - ILUMINAÇÃO CÊNICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M150
05001202 - SABERES CIRCENSES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
P150

Versão do Currículo: 1320 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001621 - ANATOMIA E CINESIOLOGIA NA DANÇA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13018
05001620 - EXPRESSÃO CORPORAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M83018
05000795 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13018
20000262 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T53018
05001622 - PEDAGOGIA DA DANÇA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13018

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001626 - DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M140
05001628 - DANÇA, TEORIA E CONHECIMENTO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1300
05001627 - ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
05001629 - PRÁTICA EXTENSIONISTA EM DANÇA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1250

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001634 - COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA II
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1200
05001635 - DANÇA E BRASILIDADE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
05001636 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05001637 - PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS FINAIS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1250
05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05001638 - PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001640 - MÚSICA E MOVIMENTO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05001644 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1130

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001646 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
05001646 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M2100
05001645 - MONTAGEM CÊNICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M120
05001648 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1100

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001649 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05001651 - MONTAGEM CÊNICA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1120

Complementares

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001655 - LABORATÓRIO DE DANÇA: BALÉ CLÁSSICO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1150
05001663 - LABORATÓRIO DE DANÇA: CAPOEIRA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1200
05001658 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA JAZZ I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1200
05001654 - LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA PARA A TELA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000993 - ILUMINAÇÃO CÊNICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M150
05001202 - SABERES CIRCENSES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
P150

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALICE DA FONSECA BARZ20241
ALICE GARCIA DE ARAUJO20241
ANA CAROLINA DE LIMA BARRETO20241
ANTONELLA LIMA ALTAFIM20241
BRUNO GONCALVES VICENZI20241
CAMILLY MIRANDA PINTANEL20241
CRISTOPHER RIBEIRO DE RIBEIRO20241
EDUARDA CASTANHEIRA MADEIRA20241
ISABEL URTASSUM DA SILVA ROSA20241
JOAO MARCELO DE AVILA VARASCHIN20241
LAUREN THAYS GARCIA SUAREZ20241
MARIELI CAMPOS LOPES20241
MARINA MARIA SANTOS DE SOUSA20241
MARLY BORGATTO DE CCASA20241
RAISSA BARBOZA BERNEIRA20241
ROBERT DIAS DOS SANTOS20241
THAYSSA GUIMARAES PORTO20241
WALTER URIEL DA SILVA ALMEIDA20241

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALEXANDRA RODRIGUES LATUADA20082012
GESSI DE ALMEIDA KÖNZGEN20082012
JACIARA JORGE20082012
TAÍS CHAVES PRESTES20082012
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA20082013
CARLOS EDUARDO MOTTA MACHADO20092013
DÉBORA PINHEIRO DAMASCENO20092013
JAQUELINE SILVA VIGORITO20092013
KARINA SILVEIRA AZEVEDO20092013
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES20092013
MÔNICA CORRÊA DE BORBA BARBOZA20082013
TAUANA OXLEY PEREIRA20092013
THOMAS PORTO MARINHO20092013
THUANI CERONI SILVEIRA20092013
ANA TERESA GARCIA DE SOUZA20102014
ÂNDERSON LUÍS MATEUS SANTOS20102014
ÂNDREA RODRIGUES DA SILVA20102014
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA20112014
EMILAINE ROSALES CAMPOS20112014
JOSIANE DA MOTA PEREIRA20092014
LETíCIA GABRIELA LUPINACCI20112014
LUCIANA RASSWEILER DE CAMPOS20112014
LUCIANO MELLO COSTA20082014
REJANETE VIEIRA20092014
SANDRA DIAS DA SILVA20112014
ALLAN MOSCON ZAMPERINI20112015
DÉBORA SOUTO ALLEMAND20082015
HELENA THOFEHRN LESSA20102015
JAINNE CRISTINA PAES LADEIRA20112015
LISIÊ COELHO DE SOUZA20112015
LUANA ECHEVENGUÁ ARRIECHE20102015
VANESSA ROCHA DE OLIVEIRA20112015
ANDRESSA DA SILVA BITENCOURT20082016
ANDRINE PORCIUNCULA NEUTZLING20112016
CLEYCE SILVA COLINS20112016
DÉBORA CARDOSO DA SILVA20112016
DENISE FERREIRA DOS ANJOS20092016
JANINE LOPES OTT20112016
JULIANA DE MORAES COELHO20102016
JULIE DE FREITAS SALDANHA20112016
KAREN DOMINGUES RODRIGUES20102016
ROBSON TEIXEIRA PORTO20132016
TAÍS BASTOS BOTELHO ARRIETA20112016
TAISON FURTADO DUARTE20112016
ALICE BRAZ ITURRIET20092017
CAROLINE RIBEIRO PAZ20142017
ÉRIKA MACEDO TAVARES20132017
JÉSSICA OLIVEIRA DE CARVALHO20142017
KELLY SOUZA SILVA20132017
MARIA EDUARDA DE SOUZA TEJADA SAYÃO20142017
MIRIAM BROCKMANN GUIMARÃES20112017
BELIZA GONZALES ROCHA20152018
CAROLINA MARTINS PORTELA20152018
DAVID FERREIRA VIEIRA20132018
IVANIA SILVA DE OLIVEIRA20152018
JANAINA BRUNA DOS SANTOS MOREIRA20142018
JOICE SOARES RODRIGUES20142018
KEITY MACHADO LEMKE20152018
LARISSA BASSOLS BRISOLARA MARQUES20142018
LIDIANE DOMINGUES RODRIGUES20122018
MARINA TIMM MEDEIROS20152018
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO20152018
RAQUEL GUE RITA20142018
REBECA PEREIRA SAN MARTINS20132018
RENAN DE VARGAS BRIÃO20152018
ROBSON BORDIGNON PÓLVORA20152018
THAYNARA GARCIA DE OLIVEIRA20142018
BRENDA FURTADO PIO20102019
BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS20142019
CAROLINA PINTO DA SILVA20142019
CINTIA PEREIRA FERNANDES20162019
CÍNTIA QUINTANA MENDES20152019
DANIELA RICARTE TEIXEIRA POLLEZI DO AMARAL20162019
FRANCIELE SERPA COSTA20172019
GEOVANA SILVA DE CARVALHO20132019
JOÃO LUCAS DA CRUZ20132019
KATHLEN IANDRA SILVA PRESTES20162019
LÍSIA JESSICA MACHADO PEIXOTO20112019
NAIANE RIBEIRO ROSA20142019
SHAIANE BEATRIZ DOS SANTOS20162019
YANE BUENO CAETANO20162019
CLÉSIS NIARA LARROSSA PAIVA20092020
GRÉGORY DE SOUZA PINHEIRO20152020
JANIEL VEGA BITENCOURT20162020
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO20162020
BRUNO BLOIS NUNES20182021
DEIVID GARCIA VIEGAS20142021
EDERSON ZANETI VERGARA20172021
EDUARDO MARTINS BEMFICA20152021
INDA RULIO BAJAR20162021
ISABELA CORRADI VIANNA SIMÕES GOMES20162021
LUDMILA DE LIMA COUTINHO20162021
SARAH BEATRICE ABDALLA GROHMANN BARBOSA20172021
YASMIN PEREIRA FARIAS20162021
Alêxander Christopher Pereira Garcia20182022
Anielle Gomes Nunes20182022
BIANCA MENDES ASCARI20182022
BRUNO LEMOS BRITTO20172022
DENILSON COSSERES FERREIRA20112022
ISABELLE RODRIGUES ALVES20192022
JANETE RODRIGUES DA SILVA20172022
JEFERSON LEONARDO MANFRONI CABRAL20182022
JOÃO VITOR DA COSTA REIS20192022
KAREN DA CONCEIÇÃO MOREIRA20182022
KARINA BADIA FONSECA20152022
KARINA DA COSTA DA SILVA20182022
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO20162022
ROSÂNGELA DA ROSA DOMINGUES20132022
SARAH LEÃO LOPES20182022
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER20172022
TAINÁ MADRUGA ROMERO20172022
VICTOR TECHERA SILVEIRA20162022
DÉBORA DA SILVA MENDES20162023
RITA DE CÁSSIA BECKER SILVEIRA DE AVILA20142023
SIDINÉIA MILANO GARCIA20152023
VICTOR JÚLIO MARTINS DE FRANÇA20192023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 28/03/2024 06:26:51 (consulta levou 0.632961s)