Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia Agrícola
Enade (2014)3CPC (2014)3CC (2014)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
700
Código e-MEC
14976
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 11
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Criado pela portaria nº 243/72 de 27/10/1972
Curso reconhecido pelo Decreto nº 81.295 de 02/02/1978. Publicado no D.O.U. de 03/02/1978.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 688 de 07/07/2017. Publicada na Seção 1, página 24 do D.O.U. de 10/07/2017.

Contextualização

O Curso de Engenharia Agrícola da UFPel tem por objetivo geral formar profissionais capazes de solucionar problemas de engenharia, relacionados com o setor agrícola, nas áreas de Mecânica Agrícola, de Energização Rural, de Engenharia de Água e Solo, de Construções Rurais e Ambiência e de Processamento de Produtos Agrícolas.

Objetivos

O Curso de Engenharia Agrícola tem como objetivo geral formar profissionais ENGENHEIROS AGRÍCOLAS com sólidos conhecimentos para atuar no mercado de trabalho e absorver e desenvolver ciência e tecnologia, com capacidade crítica e criativa, identificando e solucionando problemas nas áreas de Mecânica Agrícola, de Energização Rural, de Engenharia de Água e Solos, de Construções Rurais e Ambiência e de Processamento de Produtos Agrícolas, de modo a ampliar e unificar de forma sistêmica e integrada a formação acadêmica, tornando-a compatível com as necessidades de desenvolvimento econômico e social do país.

Os objetivos específicos do Curso de Engenharia Agrícola são:
- formar profissionais competentes, responsáveis e éticos;
- contribuir na formação de um cidadão crítico, comprometido com as transformações sociais, capaz de se atualizar constantemente e que possa estabelecer mecanismos para interação com a comunidade;
- articular as atividades de ensino com pesquisa e extensão, com a interação entre a graduação e a pós-graduação;
- articular conhecimentos dos diferentes núcleos de formação com o propósito de aumentar a sinergia que deve existir entre eles, de forma que o estudante venha a pensar e agir sobre o ambiente em que vive de forma sistêmica e global. 

Perfil do Egresso

O Engenheiro Agrícola é o profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Assim, o Engenheiro Agrícola se vale de uma sólida formação em Física e Matemática para atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura, buscando a solução de problemas nos sistemas produtivos.

Competências e habilidades

A formação generalista em várias áreas das engenharias, direcionadas ao meio rural, permite que o Engenheiro Agrícola atue na área técnica, pesquisando, executando, coordenando projetos, como também treinando e supervisionando pessoal, fiscalizando serviços e tarefas em obras rurais ou de cunho agrícola, na produção, no manejo e na conservação de produtos agrícolas, dentre outras atividades.

Também possibilita que atue nos campos da pesquisa científica relacionada à área agrária, bem como no ensino técnico ou de nível superior. Além disto, o Engenheiro Agrícola é capaz de atuar na área social agrária, pois tem formação necessária para liderança, orientação e coordenação de equipes ou do trabalhador rural, em atividades de extensão, atuando como difusor de conhecimentos no meio rural, em diversas tarefas inerentes a estas habilidades.

Atribuições e atividades do profissional engenheiro estão previstas no texto da Lei 5194/66 e, de acordo com a Resolução no 1.010 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de 22 de agosto de 2005, são:

- gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
- coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
- estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- assistência, assessoria, consultoria;
- direção de obra ou serviço técnico;
- vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
- desempenho de cargo ou função técnica;
- treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
- elaboração de orçamento;
- padronização, mensuração, controle de qualidade;
- execução de obra ou serviço técnico;
- fiscalização de obra ou serviço técnico;
- produção técnica especializada;
- condução de serviço técnico;
- condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- execução de instalação, montagem, reparo ou manutenção;
- operação, manutenção de equipamento ou instalação;
- execução de desenho técnico. 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/cea/curso/curriculo/

Procedimentos e metodologias de ensino

A fim de alcançar os objetivos do curso e formar as competências e habilidades propostas, o Colegiado de Curso continuará propondo e estimulando o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão de natureza multidisciplinar e intergrupal, envolvendo simultaneamente alunos de diferentes semestres e/ou diferentes disciplinas do mesmo semestre. Além disto, a busca constante pela implantação de um curso de pós- graduação persistirá, pois é fundamental para a interação dos conhecimentos em diferentes níveis e para formação do Engenheiro Agrícola. 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem focará no currículo e no próprio Projeto Pedagógico, através de processos avaliativos dos alunos, dos egressos, dos professores e das disciplinas. Pode ainda ser submetida a alguma forma de avaliação externa, a ser definida pelo Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante.

A avaliação será feita continuamente, por semestre, focando o andamento de disciplinas, a integração entre elas, os professores e suas metodologias de ensino, empregando questionários como instrumento, cujos dados levantados serão interpretados de forma crítica, buscando a constante reconstrução do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a participação e o engajamento dos professores serão fundamentais, visto seu papel na identificação do crescimento intelectual do aluno.

Além disso, a fim de identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular, o Colegiado manterá constante troca de informações com os professores que atuam no Curso. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação, comissão e professores; para tanto, são propostas reuniões periódicas, visando criar um espaço frequente de discussão das questões do dia a dia do Curso. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do Curso.

A Universidade Federal de Pelotas possui de um instrumento de avaliação on line, para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, observando que há a manutenção da impessoalidade e do sigilo, pois professor ou Colegiado não identifica a avaliação individualmente. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Além do discente ser exposto a atividade de pesquisa na integralização curricular através das horas complementares, temos no Centro de Engenharias o Programa de Pós graduação em Ciências Ambientais com professores e alunos participantes. Fora do Centro de Engenharias há professores que participam de Programas MACSA, CTS, Hídrica e também em projetos com parceiros como a Embrapa.

Acompanhamento de Egressos

Nas primeiras décadas, o Curso de Engenharia Agrícola da UFPel destacou-se por colocar profissionais qualificados no mercado, principalmente nas áreas de Processamento de Produtos Agrícolas e de Mecânica Agrícola, em empresas locais, estaduais e de outros estados.

Com o passar do tempo e com o sucesso obtido por esses profissionais pioneiros, outras áreas começaram a se abrir para este profissional, de forma que, atualmente, os Engenheiros Agrícolas atuam nas mais diversas áreas relacionadas ao setor agropecuário, em órgãos governamentais, prefeituras, empresas privadas e públicas, além de se lançarem como empresários, empreendendo seus próprios negócios.

Visando a atualização de dados, a Prof. Maria Laura Gomes Silva da Luz possui um projeto de acompanhamento dos egressos, registrado no Cobalto, coletando informações sobre as suas atividades profissionais desde a formatura. Este procedimento esta sendo desenvolvido por meio de questionário encaminhado por e- mails e mídia social aos ex-alunos. Após foi traçado um perfil do egresso e a atualização desse Projeto foi uma das bases nesse perfil profissional. 

Além disso, a Universidade Federal de Pelotas possui o Portal do egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) do qual será vinculado os nossos levantamentos.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460
15000768CÁLCULO AObrigatória690
15000395DESENHO TÉCNICOObrigatória460
15000455FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLASObrigatória460
15000095GEOLOGIA APLICADA IObrigatória460
15000001INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAObrigatória230
12000474QUÍMICA GERALObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000774CÁLCULO B15000768 - CÁLCULO AObrigatória690
15000592CIÊNCIA DO SOLO12000474 - QUÍMICA GERALObrigatória460
15000837COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000395 - DESENHO TÉCNICOObrigatória460
15000775ESTATÍSTICA BÁSICA15000768 - CÁLCULO AObrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA I15000768 - CÁLCULO AObrigatória460
15000835GEOMETRIA DESCRITIVA15000395 - DESENHO TÉCNICOObrigatória460
12000476QUÍMICA EXPERIMENTAL12000474 - QUÍMICA GERALObrigatória230
15000859TOPOGRAFIA AMínimo de 14 créditosObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000767ÁLGEBRA LINEARObrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000094ISOSTÁTICA11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000863LEVANTAMENTOS GEODÉSICOS APLICADOS À ENGENHARIA AGRÍCOLA15000859 - TOPOGRAFIA A15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória575
15000861MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOMínimo de 30 créditosObrigatória460
15000839MECÂNICA GERAL II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória345
12000477QUÍMICA ANALÍTICA12000476 - QUÍMICA EXPERIMENTALObrigatória230
15000862TRATORES E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000860CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória345
15000778EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000774 - CÁLCULO B15000767 - ÁLGEBRA LINEARObrigatória460
11090034FÍSICA BÁSICA III11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000864MÁQUINAS PARA SEMEADURA, PULVERIZAÇÃO E COLHEITA15000862 - TRATORES E IMPLEMENTOS AGRÍCOLASObrigatória460
15000865PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL12000477 - QUÍMICA ANALÍTICAObrigatória460
15000103RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I15000094 - ISOSTÁTICAObrigatória460
15000551SENSORIAMENTO REMOTO15000592 - CIÊNCIA DO SOLO15000859 - TOPOGRAFIA AObrigatória460
15000019TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória690

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000868CONSTRUÇÕES RURAIS15000861 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOObrigatória230
15000866DINÂMICA DA ÁGUA NO SISTEMA SOLO-PLANTA15000592 - CIÊNCIA DO SOLO15000860 - CLIMATOLOGIA AGRÍCOLAObrigatória460
15000845ELETROTÉCNICA11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIObrigatória345
15000867MECÂNICA DOS FLUÍDOS11090033 - FÍSICA BÁSICA II15000774 - CÁLCULO BObrigatória460
15000870OPERAÇÕES UNITÁRIAS15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALORObrigatória460
15000869PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória345
15000106RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460
15000871SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS E SEMENTES15000865 - PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIALObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000877BENEFICIAMENTO DE GRÃOS E SEMENTES15000865 - PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL15000870 - OPERAÇÕES UNITÁRIASObrigatória460
15000875DIMENSIONAMENTO E GESTÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS15000864 - MÁQUINAS PARA SEMEADURA, PULVERIZAÇÃO E COLHEITAObrigatória230
15000876EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES AGRÍCOLAS15000860 - CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA15000019 - TERMODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE CALOR15000868 - CONSTRUÇÕES RURAISObrigatória460
15000874ELEMENTOS DE MÁQUINAS15000839 - MECÂNICA GERAL IIObrigatória460
15000386ESTRUTURAS EM AÇO15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória345
15000006HIDRÁULICA APLICADA15000867 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
15000873INSTRUMENTAÇÃO AGRÍCOLA15000845 - ELETROTÉCNICAObrigatória460
15000872MECÂNICA DOS SOLOS I15000095 - GEOLOGIA APLICADA I15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000298ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS15000845 - ELETROTÉCNICA15000867 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória460
15000847CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL15000845 - ELETROTÉCNICAObrigatória345
15000880ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APLICADO À ENGENHARIA AGRÍCOLA15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória575
15000387ESTRUTURAS EM MADEIRA15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIObrigatória230
15000878FONTES DE ENERGIA15000845 - ELETROTÉCNICAObrigatória460
15000015HIDROLOGIA15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA15000867 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória345
15000881PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL15000865 - PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIALObrigatória460
15000879PROJETOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS I15000874 - ELEMENTOS DE MÁQUINAS15000869 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICAObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000883AGRICULTURA DIGITALMínimo de 90 créditosObrigatória345
15000599ECONOMIAMínimo de 60 créditosObrigatória230
15000888ENGENHARIA DE PÓS-COLHEITA15000871 - SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS E SEMENTES15000877 - BENEFICIAMENTO DE GRÃOS E SEMENTESObrigatória460
15000882IRRIGAÇÃO E DRENAGEM I15000006 - HIDRÁULICA APLICADA15000015 - HIDROLOGIAObrigatória460
15000887PROJETO DE EDIFICAÇÕES AGRÍCOLAS15000386 - ESTRUTURAS EM AÇO15000387 - ESTRUTURAS EM MADEIRA15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000880 - ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APLICADO À ENGENHARIA AGRÍCOLA15000876 - EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES AGRÍCOLASObrigatória345
15000885PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS AGROINDUSTRIAIS15000847 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIALObrigatória460
15000886PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS II15000879 - PROJETOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS IObrigatória230
15000884SANEAMENTO AMBIENTAL15000867 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000894ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMO15000599 - ECONOMIAObrigatória345
15000896ENGENHARIA ECONÔMICA15000599 - ECONOMIAObrigatória230
15000898EXTENSÃO RURALMínimo de 100 créditosObrigatória230
15000895GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA AGRÍCOLA15000884 - SANEAMENTO AMBIENTALObrigatória230
15000889IRRIGAÇÃO E DRENAGEM II15000882 - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM IObrigatória460
15000890OBRAS EM TERRA15000872 - MECÂNICA DOS SOLOS IObrigatória460
15000897SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHOMínimo de 30 créditosObrigatória230
15000891TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de 200 créditosObrigatória230

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000893ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTEMínimo de 230 créditosObrigatória12180
15000900LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONALMínimo de 150 créditosObrigatória230
15000901PERÍCIAS E AVALIAÇÕES RURAISMínimo de 120 créditosObrigatória230
15000899PROJETO AGROINDUSTRIAL15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000881 - PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL15000888 - ENGENHARIA DE PÓS-COLHEITA15000895 - GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA AGRÍCOLAObrigatória460
15000892TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II15000891 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000902ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar690
15000903ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃOObrigatória690

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000630AGROENERGIAOptativa230
15000904APRENDIZADO DE MÁQUINA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO15000768 - CÁLCULO A15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAOptativa460
15000905CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AOptativa460
15000429CARTOGRAFIA15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAOptativa460
22000064CIÊNCIA DOS MATERIAIS12000474 - QUÍMICA GERALOptativa460
15000437Circuitos Elétricos I11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIOptativa460
15000322CONCRETO PROTENDIDO15000910 - ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO IIOptativa460
15000306CONSTRUÇÃO CIVIL I15000861 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOOptativa460
15000311CONSTRUÇÃO CIVIL II15000306 - CONSTRUÇÃO CIVIL IOptativa460
15000907ELETRÕNICA EMBARCADA PARA AGRICULTURA15000847 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL15000873 - INSTRUMENTAÇÃO AGRÍCOLAOptativa345
15000627ENERGIZAÇÃO RURAL15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000845 - ELETROTÉCNICAOptativa460
15000906EQUAÇÕES DIFERENCIAIS B15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AOptativa460
11100035ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL I15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAOptativa460
15000909ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIOptativa460
15000910ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO II15000909 - ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO IOptativa460
15000911ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO III15000910 - ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO II15000913 - HIPERESTÁTICAOptativa345
15000908ESTRUTURAS AGRÍCOLAS15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA15000880 - ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APLICADO À ENGENHARIA AGRÍCOLA15000386 - ESTRUTURAS EM AÇO15000387 - ESTRUTURAS EM MADEIRAOptativa460
10910003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa460
15000567FOTOGRAMETRIA15000768 - CÁLCULO A15000863 - LEVANTAMENTOS GEODÉSICOS APLICADOS À ENGENHARIA AGRÍCOLAOptativa460
15000318FUNDAÇÕES E OBRAS DE CONTENÇÃO15000872 - MECÂNICA DOS SOLOS I15000910 - ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO IIOptativa460
15000912GEODÉSIA15000859 - TOPOGRAFIA AOptativa460
15000382GESTÃO DA MANUTENÇÃOMínimo de 60 créditosOptativa230
15000913HIPERESTÁTICA15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IOptativa460
15000417INTERPRETAÇÃO DE IMAGEM15000551 - SENSORIAMENTO REMOTOOptativa230
15000080INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS ESTRUTURAISOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000127LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa460
15000014MÁQUINAS E TRANSFORMADORES ELÉTRICOS15000845 - ELETROTÉCNICAOptativa460
15000914MECÂNICA DOS SOLOS II15000872 - MECÂNICA DOS SOLOS IOptativa460
15000915MEDIDAS ELÉTRICAS11090033 - FÍSICA BÁSICA IIOptativa230
15000059MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTOOptativa230
15000917METODOLOGIA E ENSAIOS15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IOptativa230
15000916METODOLOGIA MCT PARA CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS TROPICAIS15000872 - MECÂNICA DOS SOLOS IOptativa345
15000918MÉTODOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NA AGRICULTURAMínimo de 50 créditosOptativa345
15000324OBRAS HIDRAULICAS15000006 - HIDRÁULICA APLICADAOptativa345
15000418PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM15000417 - INTERPRETAÇÃO DE IMAGEMOptativa460
22000296PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa460
15000701PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I15000395 - DESENHO TÉCNICOOptativa460
15000550SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS I15000429 - CARTOGRAFIAOptativa460
15000120SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS IOptativa460
06560017SOCIOLOGIAMínimo de 60 créditosOptativa230
01180002SOCIOLOGIA RURALMínimo de 60 créditosOptativa230
15000452SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIOMínimo de 60 créditosOptativa460
15000545TECNOLOGIA DO CONCRETO 15000861 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOOptativa575

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ADAMO DE SOUSA ARAÚJOCentro de Engenharias
ADRIANA CASTRO PINHEIROCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZCentro de Engenharias
ALINE TABARELLICentro de Engenharias
ANDREA SOUZA CASTROCentro de Engenharias
ANDRÉ DESESSARDS JARDIMCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDOCentro de Engenharias
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOSCentro de Engenharias
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANNCentro de Engenharias
CARLOS EDUARDO ESPINOSACentro de Engenharias
CICERO COELHO DE ESCOBARCentro de Engenharias
CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLICentro de Engenharias
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRACentro de Engenharias
CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVACentro de Engenharias
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMAFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
DANIELA ARNOLD TISOTCentro de Engenharias
DANIEL BAYER DA SILVACentro de Engenharias
DANIEL DE CASTRO MACIELCentro de Engenharias
DANIEL TAVARES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
DIOGO JOÃO CARDOSOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
DIULIANA LEANDROCentro de Engenharias
EDUARDO COSTA COUTOCentro de Engenharias
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDERCentro de Engenharias
EDUARDO PAIVA SCARPAROCentro de Engenharias
EVERTON ANGER CAVALHEIROCentro de Engenharias
FABRÍCIO MONTE FREITASCentro de Engenharias
FILIPE SOARES RONDANCentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
FRANCISCO AMARAL VILLELAInstituto de Física e Matemática
GILSON SIMOES PORCIUNCULACentro de Engenharias
GIUSEPE STEFANELLOCentro de Engenharias
GIZELE INGRID GADOTTICentro de Engenharias
GUILHERME JAHNECKE WEYMARCentro de Engenharias
HUMBERTO DIAS VIANNACentro de Engenharias
INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIORCentro de Engenharias
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
KLAUS MACHADO THEISENCentro de Engenharias
LARISSA MEDIANEIRA BOLZANCentro de Engenharias
LARISSA PINHEIRO COSTACentro de Engenharias
LEANDRO SANZI AQUINOCentro de Engenharias
LETICIA TONETTOCentro de Engenharias
LUCIANA ROSSATO PIOVESANCentro de Engenharias
LUIZ HENRIQUE RONCHICentro de Engenharias
MAICON SCHNEIDER CARDOSOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARCELO SCHRAMMCentro de Engenharias
MARCO PAULSEN RODRIGUESCentro de Engenharias
MARCOS THEODORO MULLERCentro de Engenharias
MARIVAN DA SILVA PINHOCentro de Engenharias
MAURIZIO SILVEIRA QUADROCentro de Engenharias
PABLO MIGUELFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOSCentro de Engenharias
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
Rafael Gordilho BarbosaCentro de Engenharias
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTICentro de Engenharias
RICARDO SCHERER POHNDORFCentro de Engenharias
RITA DE CASSIA FRAGA DAMECentro de Engenharias
ROBSON ANDREAZZACentro de Engenharias
ROGER TOSCAN SPAGNOLOCentro de Engenharias
SÔNIA SOUZA FRANCOCentro de Engenharias
Wagner Barreto da SilveiraCentro de Engenharias
WALTER RUBEN IRIONDO OTEROCentro de Engenharias
WILLIAN CEZAR NADALETICentro de Engenharias

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 966

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000001 - INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M15041

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000006 - HIDRÁULICA APLICADAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12022

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000015 - HIDROLOGIAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1156

Versão do Currículo: 967

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000095 - GEOLOGIA APLICADA IProfessor responsável pela turma: Rafael Gordilho Barbosa
Professor Regente: DANIEL BAYER DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M14441
15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M5025
15000001 - INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M15041

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M72222
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M82217
15000395 - DESENHO TÉCNICOProfessor responsável pela turma: CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M14541
15000395 - DESENHO TÉCNICOProfessor Regente: MARIVAN DA SILVA PINHO
Professor responsável pela turma: ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M519

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLASProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA
Professor Regente: GIUSEPE STEFANELLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M15042

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2208

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M21025

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000006 - HIDRÁULICA APLICADAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12022
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1946

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000015 - HIDROLOGIAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1156

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000387 - ESTRUTURAS EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1515
15000418 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEMProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1104

Versão do Currículo: 1312 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M72222
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: DIOGO JOÃO CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M82217
15000768 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T35047
15000395 - DESENHO TÉCNICOProfessor responsável pela turma: CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M14541
15000395 - DESENHO TÉCNICOProfessor Regente: MARIVAN DA SILVA PINHO
Professor responsável pela turma: ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M519
15000455 - FUNDAMENTOS DE CULTIVOS AGRÍCOLASProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA
Professor Regente: GIUSEPE STEFANELLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M15042
15000095 - GEOLOGIA APLICADA IProfessor responsável pela turma: Rafael Gordilho Barbosa
Professor Regente: DANIEL BAYER DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M14441
15000001 - INTRODUÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M15041
12000474 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T24440

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000774 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: FABRÍCIO MONTE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T275
15000837 - COMPUTAÇÃO GRÁFICAProfessor responsável pela turma: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11010
15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T273
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5613
15000835 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M532

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000767 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T5128
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T71222
15000094 - ISOSTÁTICAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2208
15000863 - LEVANTAMENTOS GEODÉSICOS APLICADOS À ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: DIULIANA LEANDRO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12421
15000861 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOProfessor responsável pela turma: ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1207
15000839 - MECÂNICA GERAL IIProfessor responsável pela turma: DANIEL DE CASTRO MACIEL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
T22513
12000477 - QUÍMICA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11210
15000862 - TRATORES E IMPLEMENTOS AGRÍCOLASProfessor responsável pela turma: GIUSEPE STEFANELLO
Professor Regente: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M13015

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
QUI21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
T271
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T3108
15000103 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M21025
15000551 - SENSORIAMENTO REMOTOProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M11513

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000868 - CONSTRUÇÕES RURAISProfessor responsável pela turma: HUMBERTO DIAS VIANNA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1253
15000866 - DINÂMICA DA ÁGUA NO SISTEMA SOLO-PLANTAProfessor responsável pela turma: LEANDRO SANZI AQUINO
Professor Regente: CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12516
15000845 - ELETROTÉCNICAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M1159
15000867 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSProfessor responsável pela turma: MAURIZIO SILVEIRA QUADRO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11512
15000870 - OPERAÇÕES UNITÁRIASProfessor responsável pela turma: RICARDO SCHERER POHNDORF
Professor Regente: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12515
15000869 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICAProfessor responsável pela turma: DANIEL DE CASTRO MACIEL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M163
15000869 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICAProfessor responsável pela turma: DANIEL DE CASTRO MACIEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M22013
15000106 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS IIProfessor responsável pela turma: MARCO PAULSEN RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1946
15000871 - SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS E SEMENTESProfessor responsável pela turma: RICARDO SCHERER POHNDORF
Professor Regente: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12516

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000875 - DIMENSIONAMENTO E GESTÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLASProfessor responsável pela turma: GIUSEPE STEFANELLO
Professor Regente: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Professor Regente: GILSON SIMOES PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
T12525
15000006 - HIDRÁULICA APLICADAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12022
15000872 - MECÂNICA DOS SOLOS IProfessor responsável pela turma: INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIOR
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M176

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000298 - ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOSProfessor responsável pela turma: GILSON SIMOES PORCIUNCULA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M22022
15000847 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIALProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Professor Regente: RICARDO SCHERER POHNDORF
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M12019
15000880 - ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO APLICADO À ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: HUMBERTO DIAS VIANNA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T12012
15000387 - ESTRUTURAS EM MADEIRAProfessor responsável pela turma: MARCOS THEODORO MULLER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1515
15000878 - FONTES DE ENERGIAProfessor Regente: LARISSA PINHEIRO COSTA
Professor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M1204
15000015 - HIDROLOGIAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1156
15000881 - PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETALProfessor responsável pela turma: GIZELE INGRID GADOTTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1200
15000879 - PROJETOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS IProfessor responsável pela turma: GILSON SIMOES PORCIUNCULA
Professor Regente: GIUSEPE STEFANELLO
Professor Regente: DANIEL DE CASTRO MACIEL
Professor Regente: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1200

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000888 - ENGENHARIA DE PÓS-COLHEITAProfessor responsável pela turma: GIZELE INGRID GADOTTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1158
15000887 - PROJETO DE EDIFICAÇÕES AGRÍCOLASProfessor responsável pela turma: HUMBERTO DIAS VIANNA
Professor Regente: CLARISSA CASTRO CALDERIPE MONTELLI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T1206
15000886 - PROJETO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS IIProfessor responsável pela turma: GILSON SIMOES PORCIUNCULA
Professor Regente: GIUSEPE STEFANELLO
Professor Regente: DANIEL DE CASTRO MACIEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P12016

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000894 - ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMOProfessor responsável pela turma: LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
T12020
15000896 - ENGENHARIA ECONÔMICAProfessor responsável pela turma: EVERTON ANGER CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T1208
15000898 - EXTENSÃO RURALProfessor responsável pela turma: HUMBERTO DIAS VIANNA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1205
15000895 - GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À ENGENHARIA AGRÍCOLAProfessor responsável pela turma: ANDREA SOUZA CASTRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12013
15000889 - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM IIProfessor responsável pela turma: LEANDRO SANZI AQUINO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12012
15000890 - OBRAS EM TERRAProfessor responsável pela turma: LEANDRO SANZI AQUINO
Professor Regente: KLAUS MACHADO THEISEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M12011
15000897 - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHOProfessor responsável pela turma: RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M1204
15000891 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M1202
15000891 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2104

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000893 - ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTEProfessor responsável pela turma: ROGER TOSCAN SPAGNOLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
P1153
15000900 - LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONALProfessor responsável pela turma: WALTER RUBEN IRIONDO OTERO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
EAD3151
15000901 - PERÍCIAS E AVALIAÇÕES RURAISProfessor responsável pela turma: GIZELE INGRID GADOTTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
EAD12011
15000899 - PROJETO AGROINDUSTRIALProfessor responsável pela turma: MAURIZIO SILVEIRA QUADRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1156
15000892 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
P12010

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000907 - ELETRÕNICA EMBARCADA PARA AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ADAMO DE SOUSA ARAÚJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M187
15000324 - OBRAS HIDRAULICASProfessor responsável pela turma: CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1102
15000418 - PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEMProfessor responsável pela turma: DANIELA ARNOLD TISOT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1104

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADIA DANIELE SPIERING BLAAS20241
ADRIAN FRANCISCO DA SILVA VIANA20241
ALESSANDRO MACHADO BERNARDI20241
ALICE BUCHWEITZ MULLER20241
AMANDA MANSKE PLAMER20241
BELKIS ANTONOVICK VIERA20241
BRUNO DE MOURA SANDI20241
CLEITON NORNBERG RODRIGUES20241
CRISTIAN HORNKE STRELOW20241
EDUARDO COUTINHO FEHLBERG20241
ERIKA DA CRUZ BOEIRA20241
FILIPI PERES ROLOFF20241
GABRIELLE DUARTE DA SILVA QUADRADO20241
GIOVANNA DA COSTA GONCALVES20241
GUSTAVO HENRIQUE WANDERLEY20241
GUSTAVO TORRES QUEVEDO20241
HENRIQUE PRESTES BEHLING20241
INACIO PROTO DA SILVA SOARES20241
ISABELLE PEREIRA PRIOR20241
ISADORA DA SILVEIRA CARRICONDE20241
JOAO PEDRO MAILAHN LIMA20241
JOAO VICTOR DUARTE RIBEIRO20241
JULIA AVILA VIEIRA20241
JULIA LEMOS MACHADO20241
KAIANE BONOW WACHHOLZ20241
KEILA ARIANE HOLZ FONSECA20241
KEVINY BORGES CASQUETE20241
LIVIA LORENA MONTEIRO FERNANDES20241
LUCAS DA SILVA SILVEIRA20241
MADELINE DI PAOLO RICHARDT20241
MARIA FERNANDA MATTOSO PEREIRA20241
PEDRO HENRIQUE ROSA DOS SANTOS20241
RICARDO WASKOW SOARES20241
ROBERTO RAMZEN DEGAR20241
RODRIGO DOS SANTOS MARTINEZ20241
UILIAN MILBRATH20241
VITOR VALENTE BORGES20241
WILLIAN SILVA DA SILVA20241
YGOR LUZ PEREIRA20241
Felipe Azaredo de Aguiar20232
Rafaela Boettge Vieira 20232
ALEXANDRE GERALDINI20231
ESTEVAN ALCÂNTARA HUCKEMBECK20231
GABRIELA MORAES ORTIZ20231
GUILHERME DOS SANTOS TEDESCO20231
JANICE SILVA DOS SANTOS20231
LEONARDO BUBOLZ LEAL20231
Leonardo Vaghetti de Freitas20231
LUCAS PICCOLI KUTSCHER20231
MARCONI BOTELHO MARTINS20231
MARCOS VINICIUS DOS SANTOS LEITZKE20231
NATALIA BIERHALS SCHELLIN20231
PEDRO OBINO DE OLIVEIRA20231
RENATA ROPKE KLUG20231
RODOLFO GEHLEN DE BRITO20231
TAIANE DE AVILA BORGES20231
THOMAZ VEIGA ZILET FICKERT GRACIOSE20231
VINICIUS BARBOSA RODRIGUES JACINTO20231
BOLANLE ELVIS DORITCHAMOU20222
ANDERSON BORGES DE AVILA20221
ANNA KLUG MILECH20221
ARTHUR GAIA VELEDA BOEIRA20221
BRUNA HENKE REICHOW20221
BRUNO NUNES HUBNER20221
DIEGO BOSENBECKER TIETZ20221
JOAO VITHOR MORAES HALLER20221
LARISSA ARGOU DA SILVA20221
RAFAEL NUNES SIGALES20221
RENAN NEITZKE MUNSBERG20221
RICARDO DA SILVA STUMPF20221
EDUARDO LONGARAY ESPIRITO SANTO20211
FELIPE BONDEZAM DA SILVA TOLEDO20211
LUAN HENRIQUE DOS SANTOS ROCHA20211
NORIEL DA SILVA SOUZA20211
OTAVIO DA CUNHA AZAMBUJA NETO20211
PHILLIPE GONCALVES CARVALHO20211
RODRIGO DA COSTA CARDOSO20211
VITOR SERPA SOARES20211
CATIANE PEGLOW HOLZ20201
FABIO SILVA DO NASCIMENTO20201
fernando freitas krusser20201
GUSTAVO MARQUES LEHER20201
JOAO GUILHERME TREVISAN SPAGNOLLO20201
LARISSA THAIS PREDIGER20201
LAURA DE AVILA JAIME20201
MAIARA SCHELLIN PIEPER20201
RAFAEL DE LIMA RODRIGUES CHIQUINE20201
TAIRO SILVEIRA GOMES20201
TALISSON NATAN TOCHTENHAGEN20201
BRUNO TEIXEIRA PADILHA20191
ERICO DIEGO MACHADO FERREIRA20191
FRANKLIN KASTER GARCEZ20191
LUAN MARTIN AREJANO20191
RAFAEL SCHMECHEL SELL20191
SAMUEL WACHHOLZ REICHOW20191
FERNANDA ELIDIA SILVA PINTO20182
BRUNO ANTUNEZ SILVA20181
DANIEL SOARES TEIXEIRA20181
ELIMAR CARRÉ CORRÊA20181
GABRIEL RODRIGUES20181
LAION AVILA SOARES20181
LEANDRO BRAGA GODINHO20181
MARCELLO ZABALLA DUTRA20181
THAIS RUTZ20181
ALAN FELIPE GONÇALVES DOS SANTOS20171
CRISTIAN DA SILVA MENDES20171
EMERSON LIMA RIBEIRO20171
JEFERSON MEIRA20171
JOÃO LUIZ GONÇALVES LOPES20171
KATHLLEN CAVALLI DI PAOLO20171
LUCAS DE OLIVEIRA LIMA20171
LUIS HENRIQUE FAGUNDES GADEA20171
MIKAEL ALVES SCHNEIDER20171
TCHESCIA NAIUME KAROW20171
WAGNER DE ALMEIDA LUCAS20162
MATHEUS DOMINGUES RIVEIRO20161
TAIANE CAROLINE CANDIDO20161
THAISA GOMES CEOLIN20151
DIONATAN DE MATTOS ARAUJO20141
MATHEUS BUENO NASCIMENTO DA COSTA20141

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
JOSE MARIA BARBAT PARFITT19751979
JESUS GERLACH ALVES19761983
ANDREW JONES19821987
CARLOS A COSTA TILLMANN19791989
DENISE SANTOS PASSOS19851989
JULIO CESAR V. CASTILLO19811989
ALEXANDRE LOUREIRO MARQUES19831990
ELMO DA ROSA KRAUSE19851990
ESLLY COIMBRA FERNANDES JR19851990
FLAVIO AURELIO S DA SILVA19851990
JAIRE JUNIOR PEREIRA19841990
JOSE FRANCISCO DIAS COSTA19831990
JULIO REGIO VALENTE19821990
LUIS CARLOS TIMM19861990
ROBERLAINE RIBEIRO JORGE19851990
SAGRARIO EVANGELINA M GARCIA19851990
SERGIO LUIS CLASSEN SIAS19851990
SYLVIA SEDREZ AMARAL19841990
ANGEL MARTIN ACEVEDO PINTO19831991
CARLOS AUGUSTO C DA SILVA19831991
CLAUDIO SANTOS D DA SILVA19861991
DENISE VALENTE KARAM19861991
EDSON JOSE BONIATTI19861991
GILMAR ANTONIO CORREA19871991
JONAS CELSO CESCA19861991
MARCELO DA SILVA LEAL19861991
MARCUS BAINY CURI19861991
SERGIO ELMAR BENDER19871991
AILTON NICOLETTI BACELO19861992
ALESSANDRO PINTO COSTA19881992
ANDRE BONAT HIRSCH19781992
ANDRE LUIZ MACHADO DOS SANTOS19851992
ERNST OLIVER F VON LEDEBUR19881992
FRANCO MULLER MARTINS19871992
RICARDO FRANCISCO ZAMBRANO19871992
SONIA SALETTE HUBER19861992
WALTER MAURICIO ROCA STEINBACH19881992
CARLOS WERNER SIKERLE LANDIVAR19881993
CLAUDIO DOS SANTOS LOPES19881993
EDUARDO DOS SANTOS SOFFIONI19871993
ERENICE LIANA PAGEL19871993
GEVERSON LESSA DOS SANTOS19891993
JAVIER RODOLFO ALBORTA GONCALVES19881993
JORGE LUIZ VALENTE KARAM19821993
JOSE ALTAIR DOS SANTOS PADILHA19881993
LEILA FERREIRA DE SOUZA19891993
LUIZ ROBERTO DA SILVA BOEMEKE19881993
MARIO LUIZ FONSECA ROCHA19861993
SERGIO LUIS HANSEL19891993
ANDRE ALMEIDA HECKTHEUER19861994
CARLOS MAURICIO HANSEL19901994
CLARICE LAMAS VEIGA19831994
CLAUDENIR ANTONIO DUZ19891994
CLAUDIO RENE GARCIA DE SOUZA19891994
EDSON LAMBRECHT19881994
FLAVIO HADLER TROGER19891994
FRANCISCO ZANATTA19891994
GLAUCO SCHULTZ19891994
JOAO GERALDO TELIS19901994
JURLESSI PIERRE D COLOMBY19881994
LEOMAR MOLIN19901994
MAURO FERNANDO FERREIRA19881994
MERY VIJAGRAN SOUTO19861994
NUCIA MARGOT GONCALVES MOREIRA19891994
ROBERTO CARLOS PRIESNITZ19881994
SERGIO HAX19891994
SIMONE PINHO DE OLIVEIRA19901994
ANTONIO AUGUSTO PAIVA FACIN19901995
CLAUDIA F A TEIXEIRA19881995
DANIEL CHAGAS CARRICONDE19901995
GERARDO RODRIGUES DIAZ19841995
IRACEMA DUVAL DA SILVA19921995
IVANO ALESSANDRO DEVILLA19911995
JOICE PONTES FONSECA19901995
MARCIO GIL MELLO SILVA19901995
RAUL EUGENIO LEITAO19861995
RODRIGO FOLLE19911995
EDUARDO CESAR SCHRODER19891996
FABRICIO SCHWANZ DA SILVA19921996
GUSTAVO OLLE XAVIER19911996
JOELMA DE FATIMA RODRIGUES DA SILVA19901996
RICARDO LUIS SCHONS19921996
SANDRO GIOVANI PEREIRA VIEGAS19911996
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE LIMA19931997
ANIELCA IRIBARREM MATTOS19901997
CARLOS DIOGO BOTELHO NIEMEYER19911997
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA19931997
EDUARDO SCHOLANTE AREJANO19931997
JULIANO GONZALEZ19921997
MARCELO RYCHECKI HECKTHEUER19911997
RAFAEL MULLER BOHM19891997
ROGERIO CICHOTA19931997
ALEXANDRE GONCALVES PORTO19921998
ARTUR ERNESTO GOWERT NETO19921998
BRUNO CARLOS RAUBER19941998
DARLEI HAEFLIGER19941998
DENIS DANELON PEREIRA19921998
ERVANDA TIMM19901998
FLAVIA FEIJÓ CALDEIRA19921998
HORACIO SARAVIA AGUIAR19921998
ISMAEL CARLOS TREVISAN19941998
JORGE ALBERTO RUSCHEL19921998
JOSE IGNACIO BALHEGO COSTA19891998
LEONARDO CHEQUINI ESPÍRITO SANTO19921998
LUCIANO RECART ROMANO19941998
MARCOS DE OLIVEIRA NOTARI19921998
MARIA ANTONIA DOMINGUES RAMOS PIRES19861998
MAURICIO CARDOSO BARCELLOS19911998
OBERTO VOGEL19941998
VALBERTO MULLER19911998
VANDERLEI ROBERTO CAVALLI19911998
VINICIUS HACHLER19921998
ZAQUEU ALDRIGHI GALARZ19921998
ADILSON SENA RODRIGUES19931999
CARLOS EUGENIO FORTES TEIXEIRA19941999
CLAÚDIO LUÍS ELIAS HESSEL19941999
CRISTINE OLIVEIRA THOMAZ19931999
DEBORA MAIA GONCALVES19931999
EDIO MATIAS RAUCH19931999
ELIAS RICARDO FISCHER19931999
GILSON SIMOES PORCIUNCULA19951999
HUMBERTO LOUREIRO MARQUES19911999
JAIRO DE FARIAS NETTO19911999
JOAO OTAVIO S. BAPTISTA DA SILVA19941999
JOCELITO SACCOL DE SA19931999
JOSANE ROCHA LIMA19941999
MANOEL FERNANDO SCOTTO GOMES19871999
MARIA CANDIDA DUARTE NUNES19941999
RAFAEL BROD STORCH19951999
RICARDO LEMOS SAINZ19931999
ALISSON HOFSTATTER ZIEMER19972000
ALISSON LUIS BACH FERREIRA19962000
ANA PAULA RIOS DE ÁVILA19932000
JULIANO SILVEIRA DE OLIVEIRA19942000
LUIS ROBERTO RODRIGUES FERREIRA19932000
MARCELINO JOAO KNOB19962000
MARCIA DENISE MULLER19972000
MARCIO KOETZ19962000
RAFAEL LEAL STURBELLE19942000
RODRIGO BARCELOS STANISCI19952000
TIAGO LESSA MENDES19962000
ANDREA FISCHER19962001
ANDRE ANIBAL BRANDT19942001
ANDREA SOUZA CASTRO19972001
CÁCIO DORVAL CAMPÃO DELABARI19922001
CASSIANO BENEDETI19972001
CLOVIS MOISES PRIEBE BERVALD19962001
DANILO FRANCHINI19942001
DINORVAN ROZIN19962001
FERNANDO ANTUNES DIAS19942001
GABRIEL RODRIGUES BRUNO19922001
JOSENEI PALADINI ZAMPRONIO19962001
JUCEMIR FRIZON19942001
JULIANA DA SILVA QUEIROGA19962001
LUÍS EDUARDO TORMA BURGUEÑO19972001
MARCELO PESKE HARTWIG19952001
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO19972001
MICHEL ACOSTA BORGES19952001
RONIE PETERSON19962001
SANDRO PEDROTTI ACOSTA19962001
ALBERTO RÖPKE BARASSUOL19972002
ALESSANDRO MARTINS19972002
ÂNDREA MACHADO PEREIRA FRANCO19982002
CLOVIS AIRTON PORTO GAYER19942002
DANIEL SUAYA GODINHO NETTO19962002
EDER PEDROZA ISQUIERDO19982002
EDSON ALVES PEREIRA JUNIOR19922002
FLAVIO LUIS DIAS DE DIAS19962002
FRANCISCO CORRÊA KRÜGER19962002
GETULIO DA SILVA GODINHO19952002
JOSIANE FIALHO GONÇALVES GOMES19962002
LUCIANO TOMAS BIZZI19982002
MARCELO DIEL19942002
MARCELO ROSSO BETIM19962002
RAFAEL DE SOUZA LUCHE19962002
RODRIGO MENNA BARRETO PENTEADO19942002
RUDIMAR LOREGIAN19982002
VAGNER FERREIRA DA SILVA19972002
VANDERLEIA TREVISAN19962002
ALANO DOS SANTOS NEUTZLING19972003
ANGÉLICA SIGNOR MENDES19992003
CATIANE KNOPP KERSTNER19972003
CÉSAR LÜDTKE FALCK19982003
CRISTINA RAMALHO RIBEIRO19992003
DANIEL BEIERSDORF MEDINA19972003
DANIEL FACCIOLI MADRUGA19982003
DIEGO DA COSTA MACIEL19962003
GIZELE INGRID GADOTTI19982003
LEANDRO DA SILVA ROZISKY19972003
LUÍS EDUARDO JENSEN LOPES19962003
LUIZ FERNANDO DA SILVEIRA19952003
MÁRCIO DA CUNHA BALLINHAS19952003
MARCIO SOARES DE BRITTO19972003
MARCOS BALSAN19972003
MARTA SUELI VAZ DE ÁVILA19962003
MATEUS ZANCAN COPETTI20012003
MAURI GASPAR VERZELETTI19952003
MICHELE MORO19992003
PLINIO CORRAL DE FREITAS19972003
RODRIGO GONÇALVES BRUM19972003
SANDRO DA SILVA MADRUGA19992003
TAIRONE DIAS URRUTH19972003
UMBERTO JOSÉ GALLINA19912003
ADILSON LUIS BAMBERG20002004
ALESSANDRO FELIPE VIEIRA SARMENTO19992004
CLEVERSON JEARIN RODRIGUES VARGAS19992004
CRISTIANO REBESCHINI19982004
DAVID PERES DA ROSA20002004
DIOGO CANEZ BRAUNER19992004
DIONI GLEI BONINI BITENCOURT20002004
ERACILDA FONTANELA19992004
FABIO LUIZ ZANATTA20002004
FABRICIO DA SILVA TERRA20002004
MARCIA BEATRIZ SILVA VASCONCELOS20002004
MILSON RENATO SANTANA SOLONET20002004
PAULO CARTERI CORADI20012004
ROGÉRIO IRIBARREM GOMES20002004
SAMUEL BESKOW20002004
TOMÁS BECKER DA SILVEIRA19972004
VIANEI ANTONIO DICK CONRAD20002004
VICENTE RIBEIRO DO AMARAL19992004
VOLNEI LUIZ MENEGHETTI20002004
ALINE CAMPELO CARVALHO20002005
ANDERSON PIRES BEGNIS19992005
ANDRÉA LIZIANE COELHO MACHADO20012005
ANITA TEIXEIRA RODRIGUES19992005
FERNANDO OLIVEIRA DA SILVA19992005
GRASSIANI ELIAS FORNARI20012005
HIRIO GREGÓRIO FROS UBAL19992005
JOACIR MARCELO BAMBERG20002005
LEONARDO COSTA GARCIA20012005
LESSANDRO COLL FARIA20002005
LÚCIO DE ARAUJO NEVES20002005
RAFAEL BARROS BRASIL19992005
RAFAEL DITTGEN DE OLIVEIRA20012005
RAQUEL PAULA LORENSI20002005
RENAN BACELO DOS SANTOS20002005
RODRIGO VOLPATO20012005
ROGÉRIO RICARDO MARIN20012005
ROSSANO DA FEIRA FAGUNDES20002005
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA19982005
WILSON VALENTE DA COSTA NETO19992005
ANDRINO MORALES BOTELHO20002006
ÉDIMO FREDDO20012006
EDUARDO MEUS MARTINI20012006
EZEQUIEL DUMMER20012006
FÁBIO PERES PEREZ20002006
FELIPE CARLOS LUCKOW20022006
GUSTAVO CELLA20022006
HERMES FACIN KRZYZANIAK20022006
HUMBERTO DIAS VIANNA20022006
IVAN HORTA DAVID20002006
JAISON DOUGLAS RUOSO20012006
LIAMARA STRELOW FERREIRA19982006
LUCIMARA MOHNSAM ROSSO MIELKE20012006
MARCELO BAREÑO ORLANDI19992006
MICHELE BECKER WACHHOLZ19992006
MILA CAROLINA PEREIRA NORONHA20022006
RAFAEL EDIR DESCONSI20012006
RAITANNI SIMÕES ROSSI20002006
RODRIGO RODRIGUES GLUFKE20002006
SERGIO TOSHIO YOKOO20012006
ALBERTO CONCEIÇÃO DA CUNHA NETO20022007
ALEXANDRA DA SILVA20002007
ANATALIA POSTAL20022007
ANTOVER PANAZZOLO SARMENTO20032007
CLÉO JOSÉ TIBOLA20022007
DANIEL SIEFERT KRUGER20032007
DIEGO BATISTA ZENI20022007
EMERSON MARCOS TEODORO19992007
FLAVIO TOMIELLO20012007
JULIANO SUTTILI20012007
MARCELO DA SILVA MACHADO20032007
MARCELO MENON LOVATEL20022007
MARIVAN DA SILVA PINHO20032007
RODRIGO NEUMANN REDÚ20032007
VAGNER HENSE20022007
ALEXANDRE DIAS DUTRA20012008
ANDRÉ BISOGNIN20042008
ANDRÉ OLDONI20052008
AUGUSTO LUIZ PEREIRA DE OLIVEIRA20032008
EDINILSON ECKERT20022008
FABRICIO DA SILVA BARBOZA20042008
GIAN CARLO CARVALHO20022008
GISELE APARECIDA VIVAN20042008
HENDRIGO ALBERTO TORCHELSEN DA SILVEIRA20042008
KLEBER LUIS COELHO SCHMIDT20012008
LEONARDO REIXACH LIMA20012008
LUIZ FERNANDO ROESSLER20042008
MAICON BOTELHO ALVES20042008
MARCELO ROCHA DE SOUZA20022008
RITA MARIA PUCINELLI FAGONDE20012008
ROGÉRIO VAZ RIBEIRO20042008
ROGER TOSCAN SPAGNOLO20032008
TELMO LENA GARCEZ20012008
TIAGO ARAUJO DE LEMOS20022008
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA20042008
ALESSANDRO RIVERO20002009
ALEX SANDRO BASSI PORTELINHA20022009
CLARISSA ANA ZAMBIASI20052009
CLÁUDIO ROBERTO SILVEIRA AIRES20042009
DIEGO DE MELLO DA SILVA20002009
FABRICIO GOULART LUCAS20042009
FELIPE DE FREITAS LEÃO20032009
GISLAINE GONÇALVES SOARES20032009
JOSÉ ALEXANDRE CARDOSO PEDROSO20042009
KEIDER RODRIGUES BARBOSA20052009
LIANDRO LEITE RODRIGUES20052009
LUÍS OTAVIO LEDEBUHR WINKE20052009
RAFAEL LUDWIG20052009
RAFAEL SILVA DA COSTA20042009
RICARDO SCHERER POHNDORF20052009
TIAGO LOPES BERTOLDI20032009
TIAGO VEGA CUSTODIO20022009
VAGNER COLETTI DA SILVEIRA20042009
VANESSA DUMMER MARQUES20052009
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO20052010
ALESSANDRO DO NASCIMENTO MENDES19982010
CHARLES DOS SANTOS AMARAL20042010
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS20052010
DIEGO MACHADO DE PAIVA20052010
Edimilson Dagagny Berchet20012010
FABIO FERRER DE ANDRADE20032010
FELIPE ARGILES SILVEIRA20052010
FELIPE BERBIGIER REIS20052010
GEISON FARIAS PEREIRA20032010
GILIARDI DO AMARAL SIQUEIRA20052010
GIUSEPE STEFANELLO20052010
JOEL RISSO20052010
JULIANO MELO19992010
LUCAS CAMARGO FOSTER20062010
PABLO FARIAS CARDOZO20052010
PAOLA SOARES CERONI20052010
PAULO EDUARDO MARTINS MARTINEZ20022010
PEDRO AUGUSTO ZANELLA20062010
PEDRO BOEIRA BASSI20052010
RICARDO SOARES MUNHOZ20052010
SAMANDA SILVA DA ROSA20052010
TIAGO LAGES CAMPELO20042010
ANTONIONY SEVERO WINKLER20042011
CLAUDIONIR COUTINHO FERRO20052011
CRISTIAN JOSUÉ FRANCK20072011
DANIEL PADOIN CHIELLE20072011
DIEGO MOREIRA PAIVA20062011
GABRIEL CZERMAINSKI CORRÊA20062011
GERUSA PORTANTIOLO SCHMIDT20072011
IURI E SILVA ULGUIM20072011
LAURÍCIO MARTINI MADALOZ20052011
MAICO DANÚBIO DUARTE ABREU20042011
MARCELO CRESTANI MOTA20072011
MAURÍCIO BRUM DE PAIVA20012011
ANDRÉ SCHILLER DA SILVA20042012
DOUGLAS SILVA DA ROSA20062012
EDSON JÚNIOR SEIBT20062012
FÁBIO BRONGAR MILECH20072012
GIULIAN RUBIRA GAUTÉRIO20062012
GREICE NEITZEL20072012
LUCIANO CORRÊA RODRIGUES20052012
MATHEUS LEMOS CARDOSO20082012
RAFAEL BLÖDORN20082012
RICARDO MOREIRA CABREIRA20062012
SAULO DE OLIVEIRA GARRÉ20072012
SUÉLEN BRAGA DE ANDRADE KALTBACH20062012
TIAGO MATIESKI20082012
GUSTAVO MIQUELARENA STOSCH20062013
HENRIQUE OLDONI20082013
JONATAN LARROSA CARRASCO20082013
JORGE TIAGO SCHWANZ GÖEBEL20092013
LUIS CARLOS NUNES WEYMAR JÚNIOR20072013
RAFAEL WESTPHAL CONRAD20082013
TICIANI CHAVES GONÇALVES20082013
ADÃO JESUS ULGUIM DUTRA JÚNIOR20082014
BRUNO CAETANO NASCIMENTO20062014
CLAITON JOÉL EICHHOLZ20082014
CRISTIANE DEUNER20062014
EDUARDO DA SILVA DE CASTRO20092014
EVERTON FARIAS XAVIER20062014
GILBERTO STRIEDER20082014
LUIZ EVERTON MARINS ALVAREZ20082014
MARCOS VALLE BUENO20062014
MIGUEL BORGES MACHADO20072014
RAFAEL JUNIOR FOGUESATTO20092014
RAQUEL SOARES LOPES20062014
RETIELE VELLAR20112014
SAMUEL ALVES CALDEIRA20092014
SANDRA MATTOS DA SILVA20142014
TIAGO HELING20082014
CHARLES ZANOVELLO BALDI20112015
GIOVANI CASTRO FUENTES20072015
GUSTAVO HEINRICH LANG20112015
HENRIQUE VIGHI SCHILLER20072015
JAIME DA ROSA DOMINGUES NETO20062015
LEANDRO BORGES AGUIAR20022015
MARCO ANTONIO ZANELLA20092015
MAURÍCIO ZIEMANN LOPES20032015
NANDER FERRAZ HORNKE20082015
RENAN BERNARDY20082015
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER20102015
Wagner Alexandre Silveira da Cruz20112015
ALEXANDRE CHEROBINI DALMOLIN20122016
ALINE DUARTE GOMES20112016
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR20122016
CESAR AUGUSTO GAIOSO FILHO20102016
CÉSAR SILVA DE MORAIS20082016
FABIANE GALVÃO DA SILVA20102016
GUILHERME HEIDEN20102016
LAURO SOARES RIBEIRO20122016
LETÍCIA BURKERT MÉLLO ARAUJO20112016
LUCAS MALHEIROS VILLANI20102016
MARCEL DORNELLES BRIM DA SILVA20092016
RÉRITON MEDEIROS PATRICIO20102016
RIHAN CARDOSO CENTENO20102016
RODRIGO HERRERO MACEDO20112016
AMANDA BENTO JORGE CURI20112017
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA20132017
GEAN NASCIMENTO ROCHA20102017
Gelson Rodrigo Neitzke20072017
GUSTAVO BUBOLZ KLUMB20132017
LUCIANA DA SILVA CORREA LIMA20102017
MARCOS VINÍCIUS HENRIQUES DOS SANTOS20112017
NEWITON DA SILVA TIMM20132017
PATRICK MORAIS VEBER20122017
PHILIPPE BRAGA MORAES20132017
VINÍCIUS DIAS CHAGAS20102017
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA20122018
CAMILLE BOCK20132018
ELVIS PATRIKE AURELIO20122018
FELIPE CRUZ BORGES20132018
HENRIQUE MICHAELIS BERGMANN20142018
JESSIE TUANI CAETANO CARDOSO20132018
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES20162018
JÚLIA BERGMANN SANTOS20142018
KARINE VON AHN PINTO20142018
RAFAEL RODRIGUES CORRÊA20132018
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO20102018
SAMOEL GIEHL20132018
VANESSA MALDANER20132018
ANNELIZE DE ALBUQUERQUE ALTEMANN20132019
FABIO SILVESTRINI JUNIOR20142019
FRANCISCO STARK20142019
GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA20102019
JORDÃO MACHADO KRUGER20142019
JULIANO MANKE20132019
MATHEUS CASSALHO20122019
ALINE KRUMREICH BLANK20142020
CAIO PEREZ CASAGRANDE20152020
DANILO DOS SANTOS LEITE20112020
GABRIELA MARRONI BLANK20142020
GUILHERME CAETANO SCHUMANN20142020
GUILHERME YUJI SATO20152020
Karen Raquel Pening Klitzke20162020
LEANDRO PIEPER MOTA20142020
LUCAS DOS SANTOS RECH20152020
LUCAS MARTINHO BRANDT20152020
MAURÍCIO KLUG MEDEIROS20132020
MAYKON FABRICIO RIBEIRO DE CARVALHO20142020
ODAIR JOSÉ DA VEIGA20132020
PETER CORRÊA LOPES20152020
RODRIGO VALANDRO MAZZARO20172020
RUAN BERNARDY20142020
STHÉFANIE DA CUNHA20152020
TAMIRES DOS REIS RIBEIRO20122020
WESLEY REINOSO20152020
EVANDRO HÜBNER BUBOLZ20152021
FRANCIELE KROESSIN20152021
HANS HELMS WESTER WIEMANN20142021
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL20162021
MATHEUS GOULART CARVALHO20162021
Rafael Junqueira Moro20162021
ALEXANDER TREICHEL LUTZ20152022
CAIRO SCHULZ KLUG20182022
CHEINER STURBELLE SCHIAVON20172022
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL20172022
EDUARDO LOPES GUIDOTTI20172022
GILNEI REDIESS MULLER20182022
GRACIELA BUCK20152022
GUILHERME HIRSCH RAMOS20162022
HENRIQUE GONÇALVES NUNEZ20132022
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA20172022
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES20152022
ISABELLA BRANDÃO MOREIRA20172022
ITAEL GOMES BORGES20182022
JAMILSON DO NASCIMENTO20142022
LUIZ ORLANDO VIEIRA20102022
MURILO GONÇALVES RICKES20182022
PEDRO RODRIGUES BRISOLARA DA CUNHA20172022
THALIA STRELOV DOS SANTOS20162022
WAGNER SCHMIESCKI DOS SANTOS20172022
ADRIEL NADAL20182023
DIENIFER RADTKE20182023
FERNANDA DE AVILA MIRANDA20182023
GRÉGORY CORREIA DA SILVA20162023
ÍTALO DA SILVEIRA CORVELLO20182023
MARIA EDUARDA SILVEIRA DOS ANJOS20172023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/04/2024 07:57:37 (consulta levou 1.073261s)