Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Sapiranga
Enade (2021)3CPC (2021)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93856
Código e-MEC
113907
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 244 de 31/05/2013. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 03/06/2013.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270071CÁLCULO A (CALC A)11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Obrigatória8120
11270072GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270070GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)Obrigatória460
11270073LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)Obrigatória8120

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270076ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270072 - GEOMETRIA ANALÍTICA (GA)Obrigatória460
11270075CÁLCULO B (CALC B)11270067 - MATEMÁTICA ELEMENTAR D (ME D)11270066 - MATEMÁTICA ELEMENTAR C (ME C)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270077LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)11270068 - GEOMETRIA ESPACIAL (GE)11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Obrigatória8120
11270074PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Obrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270079CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Obrigatória8120
11270081ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270080LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LEM)Obrigatória460
11270078TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)Obrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270085ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270082DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E TUTORIA (DEAD)11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Obrigatória690
11270084EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)Obrigatória460
11270086ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)11270081 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)Obrigatória7105
11270083PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (PE)Obrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270088CÁLCULO D (CALC D)11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)11270079 - CÁLCULO C (CALC C)11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Obrigatória8120
11270090ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Mínimo de créditosObrigatória7105
11270087ESTRUTURAS ALGÉBRICAS (EA)11270085 - ARITMÉTICA (ARIT)Obrigatória460
11270089TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Mínimo de créditosObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11270094ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)11270090 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)Obrigatória7105
11270092ESTUDOS ACERCA DOS CONHECIMENTOS HISTÓRICOS MATEMÁTICOS (ECHM)Obrigatória460
11270091MATEMÁTICA FINANCEIRA (MF)Obrigatória460
11270093TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II)11270089 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)Obrigatória690

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1289 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270059 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T15168
11270062 - GEOMETRIA PLANA (GP)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES
T15187
11270063 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)Professor responsável pela turma: THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M15185
11270060 - MATEMÁTICA ELEMENTAR A (ME A)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
T15166
11270061 - MATEMÁTICA ELEMENTAR B (ME B)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
T15175

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270071 - CÁLCULO A (CALC A)Professor Regente: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Professor responsável pela turma: LAUREN FRANCINE IRIGOITE FARIAS
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T11546

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11270076 - ÁLGEBRA LINEAR (ALIN)Professor responsável pela turma: JANICE NERY
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T115101
11270075 - CÁLCULO B (CALC B)Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor responsável pela turma: FABIANE VALENTE HARTER
T11564
11270077 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)Professor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
M115101
11270074 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)Professor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Professor Regente: LUCIANA CHIMENDES CABRERA
T115119

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIANO RICARDO DOS SANTOS20231
MARCELO GUERRA MELLO20231
ALEXANDRA LIDIANE BRODBECK20222
BRUNO KRUGER NEUMANN20222
DIONATAN DA SILVA20222
DIONATAN GONCALVES MARTINS20222
Gabriela Hoffmeister20222
PEDRO KRUGER NEUMANN20222
CARLOS GEOVANE STEIGLEDER20212
RODRIGO DA SILVA20212

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADRIANA ANDRÉIA SCHENKEL20102015
CAMILA APARECIDA LEHNEN20102015
DIEGO DALLA VALLE20102015
DIOVANA WEBER20102015
EDMILSON DOS REIS MACHADO20102015
FÁBIO ADRIANO DA ROSA20102015
FELIPE DE ALMEIDA DA ROSA20102015
FRANCIELE FLORENTINO DA CRUZ20102015
INGRID ILDEGARD SCHMIDT20102015
JÓ ADRIANO DA CRUZ20102015
JUAREZ HORÁCIO GOMES DE LIMA JÚNIOR20102015
MATHEUS SANTOS DE OLIVEIRA20102015
MICHELLE TERNUS DOS SANTOS20102015
VANESSA ALVES VARGAS20102015
ADRIANO FONTOURA20102016
GEZIELA RODRIGUES DA SILVA20102016
CLÉO GERVAZONI20162020
CLEUSA RAUTA20162020
JUNIOR SIGONINI20162020
VICTOR GRACIANO DA CUNHA NETO20162020

Localização e contatos

Página gerada em 20/04/2024 10:53:22 (consulta levou 0.228548s)